A BUEIRA
Em um recanto sombrio do povoado Poço dos Gaspar, no estado do Piauí, existe uma pequena bueira, conhecida por ser palco de estranhos fenômenos sobrenaturais que intrigam e assustam a população. Quem passa por ali, especialmente ao cair da noite, corre o risco de se deparar com visões inquietantes. Os relatos são muitos e, a cada geração, novas histórias surgem.
Por Thiago Inácio
Fala-se, por exemplo, sobre a aparição de uma mulher vestida de branco, que carrega uma vela acesa equilibrada sobre a cabeça. Outras testemunhas dizem ter visto o espírito de um homem montado em um jumento, cavalgando silencioso pela escuridão; enquanto alguns avistaram a figura de crianças fantasmas, espreitando os passantes entre as sombras.
Não bastassem essas visões, há também histórias de luzes misteriosas – os temidos “aparelhos” – que perseguem aqueles que ousam cruzar o trecho. Essas luzes dançam no ar, mudam de cor e parecem perseguir os passantes, causando medo em quem tenta escapar da terrível “bola de fogo” que ronda o local.
Os moradores não têm dúvidas de que o lugar é assombrado. Mas evitá-lo é impossível, pois se localiza na entrada que liga a localidade à zona urbana do município.
Assim, a pequena bueira de Poço dos Gaspar permanece um enigma. Os mais velhos aconselham que, ao anoitecer, aqueles que tiverem coragem de passar por ali devem fazer o sinal da cruz e evitar olhar para trás. Afinal, alguns mistérios preferem permanecer sem resposta.
Thiago Inácio – Pesquisador, Folclorista, Escritor.
REFERÊNCIAS: INÁCIO, Thiago. Lendas, Causos & Mitos: Contos Populares de Lagoa Alegre. Lagoa Alegre, PI, 2025.
<
p style=”text-align: justify;”>Fonte: Causos Assustadores do Piaui.





