“Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30” é aberto nesta sexta-feira, no Museu Goeldi
Nos próximos 15 dias, em uma área de 7 mil metros quadrados, estão programados dezenas de eventos, entre os quais os encontros de mulheres indígenas e extrativistas e de juventudes das águas e das florestas
Por Museu Paraense Emílio Goeldi
Museu Goeldi | COP30 com Ciência – O “Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30” será aberto, às 18h desta sexta-feira (7/11), com a “chegança dos povos da floresta” ao Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no bairro de Terra Firme, em Belém (PA). Durante 15 dias, em uma área de 7 mil metros quadrados, estão programados dezenas de eventos, entre plenárias, painéis, shows, cinema, oficinas e exposições temáticas, além dos encontros das mulheres indígenas e extrativistas e das juventudes das águas e das florestas. A entrada é gratuita.
A solenidade de abertura do espaço reunirá diversas autoridades e lideranças extrativistas de todos os biomas, além de um ritual especial de boas-vindas aos participantes para esse diálogo sobre a agenda climática e socioambiental, no contexto da Conferência das Partes (COP), que acontece na capital paraense. O espaço é uma realização do Comitê Chico Mendes, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e da Fundação Banco do Brasil, com o apoio do Memorial Chico Mendes, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Até o dia 21 de novembro, haverá uma programação cultural, política, socioambiental e de mobilização dos movimentos sociais, além de exposições temáticas e apresentações culturais (acompanhe AQUI). O local também abrigará o Armazém da Sociobiodiversidade e um Balcão de Negócios, além do lançamento do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT). Outro destaque são os encontros de comunidades e coletivos, como o das Mulheres Indígenas da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e o Encontro de Juventudes da Floresta; entre outras ações.
O “Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30” pretende reafirmar a memória e os ideais de Chico Mendes, que permanece como símbolo de resistência no planeta, e promover amplos debates abertos ao público com lideranças sobre temas centrais. Entre os temas abordados estão: Financiamento para povos e comunidades tradicionais – mecanismos de acesso por meio de fundos comunitários; Juventudes das águas e das florestas e a COP 30: caminhos para a justiça climática”; Movimento de atingidos por barragens; Familiares de mortos e desaparecidos do campo, vozes dos que ficaram; Raízes resistentes: mulheres afrodescendentes pela justiça climática e biodiversidade, entre outros.
SERVIÇO:
O QUE É: Solenidade de abertura do Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30
QUANDO: 7 de novembro – sexta-feira, às 18h
ONDE: Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi – Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme, Belém
PROGRAMAÇÃO: Espaço Chico Mendes





