O Covid leva mais uma grande liderança indígena… Lúcio Flores Terena faleceu na noite deste domingo, 10 de janeiro, levado por este vírus maldito, aos 66 anos de idade. Nascido na Aldeia Jaguapiru, na Reserva Indígena Federal de Dourados, Mato Grosso do Sul, Lúcio Terena dedicou sua vida à defesa da saúde indígena, ao estudo das plantas medicinais utilizadas pelos povos indígenas brasileiros, e à defesa dos direitos dos povos originários brasileiros. Nossos sentidos pêsames à sua esposa, Matilde Madicai, a seus familiares, ao povo Terena e a todos os povos indígenas do Brasil.
Meu pai sempre foi respeitado pela sua liderança e articulação indígena.
Nota de Pesar da APIB
A APIB está de Luto. Morreu no último domingo, 10 de janeiro do corrente, vítima da Covid – 19, aos 66 anos, o líder Lúcio Paiva Flores. Lúcio Terena, como era mais conhecido, nasceu na Aldeia Jaguapiru, no Estado Mato Grosso do Sul. Sociólogo e Mestre em Ciências da Religião, nos anos 90, morando em Cuiabá, estado de Mato Grosso.
Fez parte da Diretoria do Conselho de Missão entre Índios (COMIN), depois mudou-se para Manaus – AM, onde trabalhou no Centro de Formação e no Departamento Etnoambiental da COIAB. Nos últimos 5 anos trabalhava, em Brasília, na Assessoria de Controle Social da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
Lúcio teve valiosas contribuições ao movimento indígena. Destacamos, dentre elas, a sua participação nas lutas que povos, organizações e lideranças indígenas enfrentaram para tornar realidade a criação, em 2010, da SESAI, e na formatação e execução do Projeto Gestão Ambiental de Terras Indígenas (GATI) iniciativa que visava impulsionar, depois, a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas (PNGATI).
A APIB, que perde mais um de suas lideranças para o Novo Coronavirus, manifesta a todos os familiares de Lucio Terena as suas condolências e solidariedade fraterna. E que o Pai Tupã os conforte. Descansa em paz querido Lúcio Terena.
Brasília, 11 de janeiro de 2021.
Nota de Pesar da Coiab
Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.