Picadas de Abelhas: 5 dicas importantes para aliviar a dor
As picadas de abelha, vespa ou marimbondo podem causar dor intensa, vermelhidão ou inchaço mas, exceto para as pessoas que possuem alergia ao veneno das abelhas, ou que são picadas por muitas abelhas ao mesmo tempo, o que não é frequente (nesse caso é preciso consultar um médico imediatamente), a dor normalmente desaparece por completo em algumas horas, e pode ser tratada em casa, com cuidados básicos e remédios caseiros:
1. Remova o ferrão com a ajuda de uma pinça ou agulha;
2. Lave a região afetada com água fria e sabão;
3. Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel de cozinha para reduzir o inchaço e aliviar a dor;
4. Caso a dor ou o inchaço permaneça, passe uma pomada para picada de inseto, ou aplique um pouco de óleo essencial (diluído em azeite de oliva, para diminuir a concentração) como o de e de lavanda, aloe vera (babosa) ou mel, porque esses remédios caseiros têm reconhecidas propriedades antissépticas, antibacterianas e antifungais.
5. Em alguns casos, as pessoas também aplicam pasta de dente, usada de forma comum para pequenas queimaduras. Mas cuidado, algumas peles mais sensíveis podem reagir de forma adversa, então ao primeiro sinal de irritação, lave a ferida com água e sabão!
QUANDO IR PARA O PRONTO-SOCORRO
Normalmente, as picadas de abelha incomodam muito, mas não são prejudiciais para a maioria das pessoas. Entretanto, se a vítima for alérgica, uma picada pode ser fatal, se a pessoa não for atendida por médicos imediatamente. Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica exagerada à picada de uma abelha são:
• Aumento da vermelhidão, coceira e inchaço no local da picada;
• Dificuldade para respirar e para engolir a saliva;
• Inchaço do rosto, boca ou garganta;
• Sensação de desmaio ou tonturas.
Caso esses sintomas sejam identificados, deve-se chamar uma ambulância ou levar a pessoa de carro para o pronto-socorro mais próximo, imediatamente!
Fonte: Tua Saúde Com edições de Eduardo Pereira.