Parabéns, Lula, o Presidente campeão de votos
Pela terceira e única vez na história do Brasil, Lula foi eleito presidente no segundo turno das eleições presidenciais, no dia 30 de outubro, com mais de 60 milhões de votos…
Por Bia de Lima e Ludmylla Morais
Apuradas as urnas, Lula obteve 60,3 milhões de votos, o que corresponde a 50,90% dos votos válidos, contra 49,10% do inominável que ocupou o Palácio do Planalto nos últimos 4 anos e, por vontade do povo brasileiro, foi o primeiro presidente da República a perder uma disputa pela reeleição no exercício do mandato.
Dessa forma, com uma diferença de mais de 2 milhões de votos, o presidente mais votado em toda a história da democracia brasileira assume o poder pela terceira vez em 1 de janeiro de 2023. Lula ganhou as eleições também em 2002 e em 2006.
Esta é a quinta vez que o PT ganha as eleições presidenciais desde a redemocratização do país, depois do longo período de ditadura militar (1964-1985). Dilma Rousseff, a primeira e única mulher presidenta do Brasil, ganhou as eleições em 2010 e em 2014.
A vitória de Lula, na noite do dia 30 de outubro, foi celebrada no Brasil e no mundo inteiro: Ao parabenizar nosso presidente eleito menos de uma hora depois da vitória de Lula, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, postou mensagem no Twitter dizendo que “está ansioso para trabalhar junto”. Outros líderes mundiais de todos os continentes, celebraram com Lula, incluindo o presidente da Argentina, que veio a São Paulo no dia seguinte, especialmente para abraçar o amigo Lula.
Da mesma forma, no Brasil as principais autoridades do país, a começar pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, da STF, Rosa Weber e do TSE, Alexandre de Moraes, parabenizaram nosso presidente. Também no Twitter, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escreveu: “Parabéns Lula pela vitória. Venceu a democracia, venceu o Brasil”.
E em entrevista à imprensa na noite da vitória a senadora Simone Tebet (MDB-MS) também fez uma postagem parabenizando Lula. A postagem no Twitter diz: “As urnas falaram, venceu a democracia e a verdade”.
Daqui do coração do Brasil, celebramos à moda do presidente chileno, Gabriel Boric: “Lula. Alegria!”
Bia de Lima – Presidenta licenciada do SINTEGO. Deputada Estadual eleita pelo PT Goiás.
Ludmylla Morais – Presidenta em exercício do SINTEGO.
https://xapuri.info/elizabeth-teixeira-resistente-da-luta-camponesa/