Santuário Ecológico do Vagafogo
Quem passa por Pirenópolis, um dos poucos patrimônios goianos remanescentes do Brasil Colônia, precisa reservar um tempo para conhecer o Vagafogo.
Por Redação Xapuri
Localizado a menos de 6 km do centro da cidade, o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) voltada para a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos.
Primeira RPPN do Brasil, criada em 1990, a Reserva do Vagafogo oferece a quem a visita uma caminhada por uma trilha ecológica de 1,5 mil metros entre árvores centenárias da mata ciliar que margeia o Rio Córrego Vagafogo, com direito a banho em águas cristalinas na pequena cachoeira do rio. O passeio dura cerca de duas horas e pode ser feito das 9 às 16 horas.
Pra quem tem um pouco mais de tempo e gosta um pouco mais de aventura, o Santuário também oferece atividades ecológicas como o arvorismo, o rapel, a tirolesa. Ou pode-se simplesmente escolher uma das redes do redário e só ficar ali, observando com calma as riquezas da fauna e da flora da Reserva.
Mas uma das melhores coisas do Vagafogo é o Brunch. Ali, você pode degustar (manhã e tarde) alguns dos mais de 45 itens produzidos na fazenda com frutos do Cerrado. Por lá tinha um livrinho danado de bom chamado “Vagafogo – alumiando caminhos”, mas tá esgotado. Quem quiser, pode checar as receitas no site. Vale a pena!
LEIA TAMBÉM:
Pirenópolis: Um encanto de cidade no coração de Goiás
“Casinhas de cores mil, calçadas passeadeiras, o amor está nas janelas das belas namoradeiras”. Trecho da música Pé-de-Moleque – Côco de Feira
Por Redação Xapuri
Histórica, colonial, cultura efervescente e impressionantes belezas naturais, uma ótima opção para o turismo nos finais de semana. Assim é Pirenópolis, esse pedaço de paraíso localizado a 127 Km de Goiânia e a 150 km de Brasília. Aqui, de preferência a gente anda a pé, dá bom dia pra quem encontra na rua, e respira o delicioso ar provinciano da vida pacata no interior de Goiás.
Pra quem gosta de um pouco de agito, a charmosa Rua do Rosário (Rua do Lazer), oferece bares e restaurantes com os mais variados cardápios e atrações – desde uma seresta com os melhores boleros até o badalado forró, que serve de ponto de encontro para quem quer conhecer gente nova, enquanto ali bem perto, na Rua do Bonfim, variados e saborosos petiscos podem ser degustados ao som de uma ótima música, que vai desde o samba até o bom e velho rock’n roll.
Saindo um pouco da área urbana, mais de 80 cachoeiras, a maioria de fácil acesso, oferecem a oportunidade de banhos que revigoram qualquer corpo e mente. No portal da cidade encontram-se roteiros e guias turísticos para cada de tipo de grupo ou família.
Pra descansar depois de tanto passeio, nada como pegar uma tuc-tuc (transporte para até 3 pessoas) rumo às muitas opções para um pouso aconchegante e acolhedor. Destaque para as pousadas de médio porte que oferecem preços acessíveis e se encontram afastadas do badalado centro histórico, ideais para quem está acompanhado da família.
Para as pessoas mais jovens que querem conhecer novas pessoas e culturas, a melhor opção são os hostels, que se caracterizam pelo uso compartilhado dos ambientes (quartos, cozinha, banheiro), além de terem preço acessível.
Há ainda opções de hospedagem mais glamorosas e sofisticadas, a exemplo dos resorts. Nesses, em sua maioria a poucos quilômetros da cidade, se descobre que o conforto, o requinte e a tranquilidade podem ser desfrutados longe das grandes cidades. Muitos contam com transporte próprio para hóspedes, restaurante e opções de relaxamento que dão a impressão de se estar num spa.
Pirenópolis também é rota de eventos que trazem para a cidade turistas de perfis diferenciados. Festivais literários, gastronômicos, musicais, de cinema e teatrais fazem de Piri um ponto de efervescência cultural. A cidade acabou atraindo muitos artistas de diversas regiões do Brasil, que pra cá vieram em busca de espaço para sua arte.
Na tradicional feira de artesanato do Coreto, é comum encontrar, somado à tradicional arte em prata característica da cidade, grupos de cultura popular e artistas dos mais variados saberes e fazeres compartilhando experiências. E quem estica a estada pode ouvir, na Rua do Rosário, às segundas-feiras, boa parte dos músicos da cidade em noite descontraída de música autoral. Um programa imperdível!
Além disso, existe o calendário de eventos culturais e religiosos de Pirenópolis. As Cavalhadas e a Festa do Divino Espírito Santo são as principais e se caracterizam como o momento do povo pirenopolino. E quem chega de fora respeita e se sensibiliza com a paixão que os nativos têm por essas comemorações. É uma cidade apaixonante…



