Bolo de Abacaxi
Bolo é quase que obrigação aqui em casa. Vai daí que há sempre um bolo para um chá ou café. O de abacaxi é dos preferidos, e a receita que trago aqui, criação minha, na regra “do que tem”, que nosso neto Nilo ama e festeja sempre que aqui chega.
Por Lúcia Resende
A denominação “bolo do que tem” surgiu num dia em que o Nilo, de férias aqui em casa, veio para a cozinha seduzido pelo cheiro do bolo. Eu tenho hábito de fazer as massas meio “por rumo”, sem medida, como dizia minha mãe, e sempre usando o que tenho na cozinha. Por exemplo, na falta de leite, vai suco de fruta, ou água mesmo. Se tem uma fruta passando do ponto, é ela que entra na receita.
Pois bem, naquele dia, ao provar o bolo, Nilo perguntou de que era aquela delícia. Respondi de pronto que era “bolo do que tem” e lhe expliquei a minha prática. Agora, ele, já moço, vem raramente, mas sempre quer o bolo da casa, seja de queijo, frutas ou de qualquer ingrediente disponível!
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 xicara de óleo
- 2 xícaras de açúcar (1 para a massa e outra para o caramelo)
- 3 ½ xícaras cheias de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Canela (a gosto)
- Fatias de abacaxi
Modo de fazer
Primeiro, caramelize bem uma forma com uma xícara de açúcar e reserve a outra para a massa. Sobre o caramelo, coloque as fatias de abacaxi e, se quiser, polvilhe levemente com canela.
No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, uma xícara de açúcar, o sal e o leite. Bata bem e, em seguida, despeje em uma vasilha. Depois, vá peneirando a farinha, misturando bem, sem bater. Por último, o fermento. Despeje a massa na forma e asse em forno pré-aquecido.
P.S.: Na falta de abacaxi, pode usar banana, maçã ou outra fruta