Noruega é o primeiro e único país do mundo a proibir o corte de árvores
A Noruega foi o primeiro e o único país do mundo a proibir o desmatamento. A decisão, anunciada ainda em 2016, vale para o território nacional, mas também se aplica às relações comerciais entre as companhias norueguesas e outros países.
A decisão foi tomada dois anos depois de a nação se comprometer em promover a compra de suprimentos livres de desmatamento. Na ocasião, durante uma das reuniões da ONU para o Clima, a Alemanha e o Reino Unido também demonstraram preocupação em buscar produtos com origem correta
A decisão norueguesa é extremamente importante para o mundo, pois incentiva outros países a seguirem o mesmo caminho. Este tipo de compromisso não significa apenas deixar de desmatar a própria floresta, mas, principalmente, implica não financiar indiretamente o desmatamento e a destruição da biodiversidade em outros países.
Em todo o mundo, a maior parte das florestas é destruída para dar lugar à agricultura, principalmente à produção de soja e óleo de palma, à pecuária e abastecer a indústria madeireira. Portanto, proibir o desmatamento também consiste em deixar de apoiar atividades deste tipo que ocorrem sem controle ou fiscalização, de maneira totalmente ilegal.
Antes mesmo de assumir este compromisso, a Noruega já havia feito uma parceria com o Brasil, em 2008, quando forneceu US$ 1 bilhão para ajudar a combater o desmatamento da floresta amazônica.
Fontes: CicloVivo http://ciclovivo.com.br./
Foto Interna: Floresta Negra/Louco por Viagens







Respostas de 4
Queria ter nascido nesse país, gosto da cultura nórdica e das músicas. Fui nascer logo no Lulil…
Luciano, o lugar da nossa nascença não depende da nossa escolha, mas fazer do lugar que nascemos o melhor canto do mundo pode ser uma boa luta!
Gratidão pelo comentário!
Eu queria ter nascido nesse país, não nesse lixo de Lulil.
Bora fazer do Brasil um lugar cada vez melhor para se viver!