A BENÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A Benção de Nossa Senhora da Conceição em seu dia

Imaculada Conceição, puríssima filha de São Joaquim e de Sant’Ana, vós fostes educada em um lar santificado pelas bençãos de Deus Todo Poderoso, que vos limpou da mancha original, a fim de que em vosso ventre se fizesse carne Seu Filho muito amado,

Nosso Senhor Jesus Cristo. Maria Virgem Santíssima, Mãe de Deus e dos homens, ouvi a prece (Fazer o pedido) e arrependido(a) de meus pecados, eu vos dirijo humildemente, confiante em vosso amor, em vossa bondade.

Senhora da Conceição, refúgio dos pecadores, lançai vosso olhar misericordioso sobre o meu lar, cobrindo com vosso puríssimo manto esta casa, defendendo-a dos ataques dos inimigos, visíveis e invisíveis, amparando meu marido (ou minha mulher), meus filhos, infundindo paz, contentamento, alegria nos corações de todos os meus entes queridos.

Guiai os meus filhos pela senda do bem, da virtude, da honestidade, mantendo-os fiéis aos ensinamentos de Vosso Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, preservando-os do pecado, dos vícios, da má conduta, inspirando-lhes o amor ao trabalho.

Senhora da Conceição, nunca se ouviu dizer que fosse desamparado quem houvesse implorado vosso auxílio. Tenho fé que também não serei desamparado(a), que ouvires a minha prece e que lançareis sobre meu lar às bençãos que vos suplico.

Imaculada Conceição, ouvi o meu apelo. Santíssima Virgem Maria, atendei-me. Mãe de Deus, amparai-me a mim e a todos os de minha família.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós. (Repetir três vezes).

Fonte: Meu Deus, Meu Tudo!

LEIA TAMBÉM:

Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora das Graças é um título atribuído a Virgem Maria que reforça sua posição como o ideal de mãe. A esse título está relacionado o dogma da Imaculada Conceição.

Nossa Senhora da Conceição retratada por Peter Paul Rubens.
Nossa Senhora da Conceição retratada por Peter Paul Rubens.
Crédito da Imagem: Wikimedia Commons
Nossa Senhora da Conceição é um título atribuído a Virgem Maria, reforçando sua posição como o modelo ideal de mãe. Esse título se popularizou em Portugal no século XVII, e ela é, até hoje, considerada a padroeira desse país europeu, além de ser padroeira da lusofonia.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Resumo sobre Nossa Senhora da Conceição

  • Nossa Senhora da Conceição é um título atribuído a Virgem Maria.
  • A ideia de “conceição” está relacionada com o fato de a Virgem Maria ser um modelo ideal de mãe.
  • A devoção a ela se popularizou na Europa somente a partir do século XI.
  • Ela é considerada padroeira de Portugal e da lusofonia.
  • Por não ter sido manchada pelo pecado original, foi vinculado a ela o dogma de Imaculada Conceição.

História da Nossa Senhora da Conceição

Representação da Nossa Senhora da Conceição.
Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Portugal e da lusofonia.

A figura de Nossa Senhora da Conceição no cristianismo de tradição católica refere-se a Virgem Maria, a mãe de Jesus. A importância da devoção a Maria no catolicismo fez com que diversos títulos fossem atribuídos a ela. Essa devoção a Maria, por sua vez, não é algo recente, mas está diretamente relacionada com a história da Igreja Católica.
Durante os primeiros séculos da Igreja Católica, o papel ocupado por Maria na fé foi amplamente debatido pelas autoridades eclesiásticas. No século IV, discutia-se, por exemplo, se Maria havia concebido Deus livre do pecado original. No século V, foi atribuído a ela o título de theotokos, isto é, mãe de Deus.

O debate a respeito de Maria ser livre do pecado original é fundamental no título atribuído a Nossa Senhora da Conceição. Acredita-se que Maria teria nascido sem ter sido “manchada pelo pecado original”, sendo, portanto, imaculada. O entendimento da Igreja Católica é que somente sendo imaculada ela seria capaz de gerar o filho de Deus.

O entendimento desse conceito foi muito popular na igreja oriental durante os primeiros séculos, tornando-se mais popular na igreja de tradição romana somente a partir do século XI. A partir do século XV, o entendimento de que a Virgem Maria não teria sido manchada pelo pecado original foi oficialmente aceito.
A ideia da Virgem Maria como modelo de mãe fez com que ela recebesse o título de Nossa Senhora da Conceição, com essa devoção ganhando força também no século XV. A primeira festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição foi celebrada em 8 de dezembro de 1477 e se tornou muito popular em Portugal.
A devoção a Nossa Senhora da Conceição recebeu um dogma quando o papa Pio IX anunciou que Maria era isenta do pecado original, atribuindo a ela o título de Imaculada Conceição.

Dia de Nossa Senhora da Conceição

O dia de Nossa Senhora da Conceição é celebrado em 8 de dezembro. Essa data foi estabelecida quando o papa Sisto IV inscreveu a festa a Nossa Senhora da Conceição para ser celebrada nesse dia.
O dogma da Imaculada Conceição foi estabelecido nessa data, reforçando a importância do 8 de dezembro para Nossa Senhora da Conceição. O dogma foi definido pelo papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854.

O Dia de Nossa Senhora da Conceição é feriado?

O dia de Nossa Senhora da Conceição não é feriado nacional, mas a importância da devoção a Virgem Maria fez com que esse dia fosse considerado feriado em algumas cidades brasileiras. Entre essas cidades estão:

  • Salvador (BA);
  • Teresina (PI);
  • Dourados (MS);
  • Angra dos Reis (RJ);
  • Maceió (AL).

Diferenças entre Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida

Existe uma ligação direta entre Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida. Primeiramente, é importante pontuar que todos esses títulos, sejam eles Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, sejam outros, referem-se à mesma figura: a Virgem Maria. Esses títulos diversos tem relação com aparições, manifestações e virtudes atribuídas a Virgem Maria.
Nesse sentido, Nossa Senhora da Conceição recebeu esse título porque ela é considerada no catolicismo o grande modelo de mãe, aquela que não tinha pecado e que, por ser imaculada, foi escolhida para ser a mãe do filho de Deus. O termo “conceição”, então, refere-se ao seu papel como o modelo de mãe e aquela quem gerou Jesus.
Já Nossa Senhora Aparecida recebeu esse nome porque sua imagem foi encontrada, logo “aparecida”, por três três pescadores que navegavam o rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Na ocasião, a imagem que foi encontrada por eles era uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas o aparecimento dessa imagem fez surgir uma nova devoção no Brasil: a devoção à Nossa Senhora Aparecida.
Leia também: Nossa Senhora de Fátima — a aparição de Maria, mãe de Jesus, em Portugal

Nossa Senhora da Conceição é padroeira do quê?

A devoção a Nossa Senhora da Conceição se tornou muito popular em Portugal no século XVII, fazendo com que ela se tornasse padroeira de Portugal e de todos os territórios ultramarinos lusos. Com a ocasião da independência do Brasil, ela deixou de ser padroeira daqui, mas manteve-se como a padroeira de Portugal.
Além disso, ela também é considerada a padroeira da lusofonia, isto é, de todos aqueles que falam a língua portuguesa. Ela também é considerada a padroeira dos Estados Unidos.

Oração de Nossa Senhora da Conceição

Santa Maria,
Rainha dos céus,
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhora do mundo,
que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;
Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado
e alcançai-me de Vosso amado Filho
o perdão de todos os meus pecados,
para que eu, que agora venero com devoção
a Vossa santa e Imaculada Conceição,
mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus .
Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,
que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.
Amém.

Nossa Senhora da Conceição na umbanda

O Brasil é um país onde ocorreu um grande sincretismo religioso e muitos elementos do catolicismo estão presentes na umbanda, uma religião brasileira de matriz africana que possui elementos do catolicismo, candomblé e do espiritismo.
Na umbanda, Nossa Senhora da Conceição é relacionada com Oxumorixá fortemente relacionada com a maternidade e conhecida por ser protetora das crianças.

Frases sobre Nossa Senhora da Conceição

  • Foi ela, a Imaculada, isenta de toda a mancha original ou atual, e sempre intimamente unida com seu Filho, que, como outra Eva, juntamente com o holocausto dos seus direitos maternos e do seu materno amor, o ofereceu no Gólgota ao Eterno Pai por todos os filhos de Adão, manchados pela sua queda miseranda. (Papa Pio II)
  • Prestamos homenagem a Maria Santíssima preservada desde o primeiro instante do contágio da culpa original e de toda a sombra de pecado, em virtude dos méritos de seu Filho Jesus Cristo, nosso único Redentor. (São João Paulo II)
  • Deus escolheu-a desde o princípio, desde o primeiro momento da conceição, tornando-a digna da maternidade divina, para a qual no tempo estabelecido seria chamada. (São João Paulo II)

Fontes
REDAÇÃO. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, um dogma de fé. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-da-imaculada-conceicao-um-dogma-de-fe/
REDAÇÃO. Nossa Senhora da Conceição: saiba por que é feriado em várias cidades. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/nossa-senhora-da-conceicao-conheca-a-historia-e-a-oracao.htm
LEÃO, João Antônio Johas. Saiba diferença entre Imaculada Conceição e Nossa Senhora da Conceição. Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/espiritualidade/existe-diferenca-entre-imaculada-conceicao-e-nossa-senhora-da-conceicao
REDAÇÃO. Frases de Santos e Papas sobre a Imaculada Conceição. Disponível em: https://gaudiumpress.org/content/frases-de-santos-e-papas-sobre-a-imaculada-conceicao/
LEIA TAMBÉM:

6 orações para o Dia de Nossa Senhora da Conceição

A data marca a crença de que Maria foi preservada da mancha do pecado desde o início de sua existência
Por EdiCase

    •  

Imaculada Conceição destaca a pureza e a santidade da Virgem MariaImaculada Conceição destaca a pureza e a santidade da Virgem Maria Imagem: arammart | Shutterstock

A Nossa Senhora da Conceição é uma figura venerada dentro da tradição católica. A festa da Imaculada Conceição é celebrada em 8 de dezembro, marcando a crença de que Maria foi preservada da mancha do pecado desde o início de sua existência, como um preparo divino para seu papel como a mãe de Jesus Cristo. 

 
A seguir, confira 5 orações para o Dia de Nossa Senhora da Conceição! 

1. Oração para alcançar graça

Imaculada Conceição, puríssima filha de São Joaquim e de Sant’Ana, vós fostes educada em um lar santificado pelas bençãos de Deus Todo Poderoso, que vos limpou da mancha original, a fim de que em vosso ventre se fizesse carne Seu Filho muito amado, Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Maria Virgem Santíssima, Mãe de Deus e dos homens, ouve a prece (fazer o pedido) e arrependido(a) de meus pecados, eu vos dirijo humildemente, confiante em vosso amor, em vossa bondade. Senhora da Conceição, refúgio dos pecadores, lançai vosso olhar misericordioso sobre o meu lar, cobrindo com vosso puríssimo manto esta casa, defendendo-a dos ataques dos inimigos, visíveis e invisíveis, amparando meu marido (ou minha mulher), meus filhos, infundindo paz, contentamento, alegria nos corações de todos os meus entes queridos. 

Guiai os meus filhos pela senda do bem, da virtude, da honestidade, mantendo-os fiéis aos ensinamentos de Vosso Divino Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, preservando-os do pecado, dos vícios, da má conduta, inspirando-lhes o amor ao trabalho. Senhora da Conceição, nunca se ouviu dizer que fosse desamparado quem houvesse implorado vosso auxílio. Tenho fé que também não serei desamparado(a), que ouvires a minha prece e que lançareis sobre meu lar as bênçãos que vos suplico. Imaculada Conceição, ouça o meu apelo. Santíssima Virgem Maria, atendei-me. Mãe de Deus, amparai-me a mim e a todos os de minha família. Ó, Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós. 

2. Oração à Nossa Senhora 

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”.  
Nós vos pedimos que nos alcanceis do Vosso Divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. 
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém! 

Oração à Nossa Senhora da Conceição roga pela abertura de caminhos na vida

Deixe seu comentário

UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

PARCERIAS

CONTATO

logo xapuri

REVISTA

💚 Apoie a Revista Xapuri

Contribua com qualquer valor e ajude a manter vivo o jornalismo socioambiental independente.

A chave Pix será copiada automaticamente.
Depois é só abrir seu banco, escolher Pix com chave (e-mail), colar a chave e digitar o valor escolhido.