A restauração dos Silva
Até bem pouco tempo, o sobrenome Silva era sinônimo de ninguém ou o mais comum, até, muitas vezes, evitado por seus portadores, apesar de estar no nome de Tiradentes
Por Adair Rocha
A construção do processo democrático trouxe, simplesmente, para os planos nacional e internacional: Marina Silva e a questão do Meio Ambiente, Benedita da Silva e a discussão do Racismo e a representação do gestor público e Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, portanto, ocupando cadeiras do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da Presidência da República, mais de uma vez, algo inédito para um operário, no processo histórico brasileiro e mundial.
A inversão está feita. Silva vai pras cabeças. Pais e parentes o usam com orgulho.
Nesse bonde, emergem das Favelas e das periferias, também com acesso às Universidades, o reconhecimento do que se pode chamar dos “novos Intelectuais orgânicos”, com Itamar Silva, Marinete (mãe de Marielle), Michel, Eliana, Jailson e o grande Comunicador Comunitário Rene, todas/os Silva.
Tal repercussão chega também aos meios de Comunicação, ainda que, historicamente, ignorassem os Silva.
Temos que parabenizar nosso Rene Silva e a VOZ das COMUNIDADES que, a partir de agosto próximo terá um Programa na Rede Globo de Televisão, como Apresentador, exatamente, enaltecendo os “Silva”!
Viva a democracia, no fortalecimento do processo político do acesso, do público e do comum, onde os “Silva” do Brasil se assinam!
Adair Rocha – Professor Titular da FCS/ UERJ. Conselheiro da Revista Xapuri.
VOZ DAS COMUNIDADES
O Voz das Comunidades é uma instituição não governamental com viés jornalístico, de responsabilidade social e promoção de eventos culturais feita por moradores de favelas. Estamos presentes em todas as comunidades do Rio de Janeiro por meio de portal de notícias, aplicativo, redes sociais e jornal impresso, que circula no Complexo do Alemão e Vidigal.