Camapu: Um caminho no tratamento de pessoas com Alzheimer?
O camapu, ou Physalis angulata, planta amazônica da família das Solanaceae, facilmente encontrada facilmente no estado do Pará, e também em outros estados da Amazônia, é considerada um caminho para um tratamento eficaz de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer…
Via Alzheimer360
Pesquisadores da Universidade Federal do Pará descobriram que uma substância encontrada nessa planta tem o poder de estimular a produção de novos neurônios no hipocampo, região do cérebro associada à memória. Uma substância encontrada no caule do camapu poderá ser usada em medicamentos fitoterápicos para o combate da doença. Com a produção de novos neurônios, estimulados pela substância, é provável que haja novas conexões entre as células do cérebro, revertendo à perda da memória recente, característica comum em doentes de Alzheimer.
Os cientistas também apostam que, ao usar o medicamento à base do camapu, também seja possível uma reversão da morte neural, muito comum em pacientes que apresentam depressão. “Estamos falando da criação de novos neurônios, algo que não era possível a um tempo atrás”, diz Milton Nascimento dos Santos, do Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas da Flora Amazônica da da Universidade Federal do Pará. Os testes já estão sendo feitos em ratos de laboratório; o próximo passo serão os testes clínicos e a viabilidade de produzir essa substância em larga escala. Hoje, sabe-se que uma das possibilidades de criar novos neurônios se dá através de exercícios para o cérebro.
Conhecida em outras regiões brasileiras como bucho-de-rã, mata-fome, joá-de-capote, canapum, juá-de-capote, camapum, bate-testa ou juá-roca, no interior do Pará e na periferia de Belém, o camapu é uma planta muito conhecida por sua atividade antiprotozoária e anti inflamatória. Assim como outras plantas, a camapu também possui propriedades medicinais capazes de proporcionar vários benefícios à saúde humana.
Propriedades medicinais
- Desobstruente;
- Diurético;
- Hepatoprotetor;
- Imunoestimulante;
- Laxante;
- Sudorífico;
- Tônico.
Efeitos benéficos
Diante destas propriedades, camapu é indicada para tratar dores reumáticas, malária, dor de ouvido e ainda é útil no tratamento de inflamações que afetam o fígado e a bexiga. Além destas funções, a planta também pode ser usada para recuperar pacientes que possuam icterícia, uma doença que provoca manchas amarelas na pele devido a presença anormal de pigmentos biliares.
Cuidados gerais
Apesar de ser uma planta benéfica para a saúde das pessoas, é necessário que ela seja recomendada por um especialista. Por esta razão, sempre que surgir algum sintoma incomum no seu organismo, procure um médico e o questione sobre a utilização desta planta durante o tratamento.
Respostas de 3
Tanto Physalis angulata quanto Physalis pubescens trazem esse benefício de auxiliar no tratamento do Mal de Alzheimer?
pesquisando. alguém sabe?
Como devemos usar???