Procura
Fechar esta caixa de pesquisa.
categoria

CATEGORIA BANCÁRIA APROVA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

categoria bancária aprova convenção coletiva de trabalho 2024/2026

Além da manutenção e dos reajustes de todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) anterior, a categoria bancária considera que alguns avanços foram obtidos na Campanha 2024, como o estabelecimento de prazo para que seja apresentada proposta pelo banco em relação à previdência e assistência de saúde dos oriundos de bancos incorporados. Confira os principais pontos acordados na Convenção Coletiva 2024/2026: 

    1. Elevação do teto da PLR: A partir da próxima PLR, estará valendo a nova regra, com limite de sete salários por ano. O BB se comprometeu a fazer o pagamento da antecipação da PLR após três dias úteis da assinatura do acordo.
    2. Rede de negócios: Revisão dos cargos de assistente de negócios, supervisor de atendimento e caixas. Serão abertas quatro mil vagas para nova função, com jornada de 6 horas, e o salário será maior que o dos caixas. Os caixas serão priorizados na concorrência. Serão criadas 2,7 mil vagas para o cargo de 8 horas, que terá salário superior ao de supervisor de atendimento. Além disso, na rede de negócios, serão abertas 500 vagas de gerente de relacionamento. Mais de 11 mil funcionários serão impactados pelo aumento salarial.
  • Rede de apoio: Aumento do valor de referência dos cargos de assistente júnior e assistente pleno. Cerca de 4 mil funcionários serão impactados por esse aumento.
  • Caixas: O BB assumiu o compromisso de manter a gratificação de caixa, até dezembro deste ano, para os agentes comerciais que vinham recebendo essa gratificação. Os caixas serão priorizados nas concorrências para novas vagas de assistente de 6 horas, e o salário da função será reajustado para valor superior ao atual (salário + gratificação) dos caixas. Os caixas que continuarem na função seguem fazendo jus à gratificação. Os caixas com mais de 10 anos de função terão a gratificação incorporada. O BB irá instituir um programa de qualificação para as novas funções.
  • Redução de jornada para pais e responsáveis por PCD:  Redução de 2 horas na jornada de trabalho para funcionários, pais e responsáveis por PCD que cumprem 8 horas diárias. Redução de 1 hora na jornada de trabalho para funcionários, pais e responsáveis por PCD que cumprem 6 horas diárias.
  • Banco de horas negativas (Covid-19): Anistia das horas para funcionários com 60 anos ou mais, funcionários afastados por licença saúde, pais de filhos com deficiência e funcionários que faziam parte do grupo de risco da Covid. Para funcionários do grupo de risco, a anistia das horas dependerá de terem cumprido pelo menos 30% das horas até maio de 2025, quando se encerra o acordo relacionado à pandemia.
    1. Desligamento motivado: Inclusão no ACT das regras para desligamento motivado.
    2. Funcionários oriundos de bancos incorporados: O BB se comprometeu a resolver as questões relacionadas à saúde e previdência dos funcionários oriundos dos bancos incorporados até 31 de julho de 2025. Reuniões bipartites trimestrais serão realizadas para discutir o tema.
    3. Tabela de pontuação por mérito: Ampliação do número de faixas na tabela de pontuação por mérito, permitindo maior variação de pontos e possibilitando que os funcionários acumulem pontos e mudem de faixa mais rapidamente. Com a ampliação do número de faixas, 50% dos funcionários seriam beneficiados imediatamente.
    4. Teletrabalho nos escritórios de negócios: Dobrar a quantidade de escritórios que realizam TRI e assegurar que, a partir do final do ano, pelo menos um escritório em cada estado faça esse trabalho.
  • Plataforma Conexão: Todos que superarem seus indicadores receberão uma premiação. Caso essa regra estivesse em vigor no segundo semestre de 2023, cerca de 40 mil funcionários a mais teriam sido premiados.
  • Encarreiramento: Redução do prazo para a concorrência para 12 meses na nomeação de diversas funções na rede de varejo. O BB também irá retirar a trava de 10% de claros para casos de ascensão.
  • Praças de difícil provimento: Para incentivar a movimentação de funcionários para localidades de difícil provimento, o BB propõe um incentivo pecuniário por 12 meses, em valores crescentes.
  1. Comitê de Ética Paritário: Comitê de Ética Paritário, com dois eleitos pelos funcionários e dois indicados pelo banco.
  2. Vigilantes: Volta dos vigilantes, já em setembro, em todas as unidades de varejo, com numerário ou não.
  3. Verba de viagens: O Banco do Brasil sugere elevar a verba destinada a viagens a serviço, com uma revisão bianual dos valores.
  4. Na revisão do cargo de assistente de negócios, o valor de referência será superior à gratificação dos caixas? Será elevado o valor de referência de todos os assistentes das unidades de negócio e de apoio, acima do valor de gratificação dos caixas.
  5. E os assistentes das áreas de apoio? Todos os assistentes, das áreas de negócios e de apoio, terão seus valores de referência reajustados, além do reajuste previsto na proposta de acordo da Fenaban. É o fim dos impactos negativos do Performa nessa função.
  6. E sobre o Performa? O banco apresentou proposta de mudança no nosso PCR (Plano de Cargos e Remuneração), que estabelece melhorias na carreira de mérito. No caso dos assistentes, a alteração impacta diretamente no valor de referência, com ganhos aos trabalhadores, o que estabelece um paradigma para valorização do valor de referência de todas as funções no futuro.
  7. Sobre a pontuação de mérito. Qual a proposta? A proposta de renovação do ACT prevê melhorias na pontuação de mérito, que fará com que imediatamente após a assinatura do acordo mais de 50% dos funcionários avancem no “M”.
  8. Como fica a gratificação de caixa? E quem tem mais de dez anos na função? As vagas de assistente que serão criadas, além das já disponíveis, são suficientes para atender todos os caixas no país. Além disso, os caixas serão priorizados nos processos de concorrência e mantidos nas suas praças.
    Os funcionários que têm mais de dez anos na função, incluindo os que têm parte desse período cumprido em bancos incorporados, não perderão a gratificação.
    Na migração para assistente, os caixas terão VR superior à gratificação de caixa e terão garantido o retorno da gratificação de caixa caso não permaneçam nessa nova função. A migração ocorrerá até dezembro, e o BB garantirá capacitação para as novas funções.
  9. Como fica a jornada de responsável por dependente PCD?
    Foi incluída na proposta de acordo cláusula sobre a redução de até 1 hora para os cargos de 6h, e de até 2 horas para os cargos de 8h. A proposta, ao clausular a redução de jornada, impede que o banco retire esse direito quando bem entender.
  10. E os incorporados? O BB definiu a data de 31 de julho de 2025 para apresentação de proposta de solução para assistências de previdência e saúde de oriundos de bancos incorporados. Será estabelecida reunião trimestral bipartite com a direção do banco, com a participação do Sindicato.
  11. E sobre o home office? Apesar da tentativa de redução do home office pela Fenaban, o BB foi o único banco que não apresentou qualquer proposta de redução desse modelo de trabalho. Pelo contrário, temos na proposta de acordo a ampliação do TRI para os escritórios exclusivos.

Fonte: Redação Bancários Brasília.


 

1 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

revista 119

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

PARCERIAS

CONTATO

logo xapuri

posts relacionados

REVISTA

[instagram-feed]