Glossário LGBTQIAPN+: nomes e significados
Nos anos 1990, uma sigla – GLS, definia os espaços, os serviços e os eventos para a comunidade gay.
Por Natura Blog
Entretanto, por essa sigla ignorar diversas outras orientações sexuais e identidades de gênero, a Associação Brasileira LGBT (ABGLT) atualizou e organizou a nomenclatura no Glossário LGBTQIAPN+.
Antes de embarcar no significado de LGBTQIAPN+, há alguns conceitos que precisam ser compreendidos: identidade de gênero, sexualidade, orientação sexual e expressão de gênero.
Identidade de gênero é a forma que a pessoa se entende como um indivíduo social, ou seja, a percepção que a pessoa tem de si mesma.
Sexualidade está relacionada à genética binária em que a pessoa nasceu: masculino, feminino e intersexual.
Orientação sexual tem a ver com a prática de se relacionar afetiva e/ou sexualmente com outros gêneros. Em um ciclo natural, essa descoberta acontece entre a infância e o início da adolescência, mas, por preconceito e discriminação, ela pode ser bloqueada e até mesmo negada, estendendo-se para a fase adulta.
Expressão de gênero é como a pessoa manifesta sua identidade em público, a forma como se veste, sua aparência (corte de cabelo, por exemplo) e comportamento, independentemente do sexo biológico.
Agora, sim, podemos partir para o Glossário LGBTQIAPN+. Confira:
LÉSBICAS: Dentro do glossário LGBTQIAPN+, lésbica é um termo que pode ser definido como aquele que designa pessoas do gênero feminino que sentem atração sexual e/ou afetiva por pessoas que também são do gênero feminino.
GAYS: O termo em seu significado mais puro, remete de forma geral a pessoas que sentem atração sexual ou afetiva por pessoas do mesmo gênero, ocupando esse lugar no glossário LGBTQIAPN+. No entanto, também é comumente usada para definir pessoas do gênero masculino que se relacionam sexual e afetivamente com pessoas também do gênero masculino.
BISSEXUAIS: O B do glossário LGBTQIAPN+ representa uma pessoa que se relaciona sexualmente, afetivamente e emocionalmente com pessoas do gênero feminino e masculino.
TRANSGÊNERO: O T no glossário LGBTQIAPN+ representa quem se opõe, que TRANSgride e TRANScende a ideologia heterocisnormativa imposta socialmente. Pessoas que assumem uma identidade oposta àquela atribuída socialmente de acordo com o órgão sexual que nasceu ao gênero que nasceu, que se sentem pertencentes ao gênero oposto do nascimento. Uma identidade ligada ao psicológico e não necessariamente a do físico, pois nestes casos pode haver ou não uma mudança fisiológica para o bem-estar da pessoa.
QUEER: Ao pé da letra, a palavra significa estranho e sempre foi usada como ofensa a pessoas LGBT+. No entanto, a comunidade LGBTQIAPN+ se apropriou do termo e hoje é uma forma de designar todos que não se encaixam na heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterossexualidade e da cisgeneridade.
INTERSEXUAL: Já o I do glossário LGBTQIAPN+ é de intersexual. Termo usado para se referir a pessoas que nasceram com características biológicas que englobam tanto o gênero feminino quanto masculino. Essas características podem estar presentes em alterações hormonais e também nas genitálias.
ASSEXUAIS: O A do glossário LGBTQIAPN+ representa, entre outras identidades, a da pessoa que tem identidade de gênero neutra, não se identificando com o binarismo comumente conhecido pela sociedade que se resume ao gênero feminino ou masculino. Portanto, agênero não é uma categoria de gênero e sim de identidade. O A do glossário LGBTQIAPN+ também representa pessoas assexuais, que são aquelas que não possuem atração sexual por outras pessoas, independente do seu gênero. É um termo ainda em construção e que abriga um espectro grande, pois não necessariamente todas as pessoas não possuem atração sexual, como no caso dos Demissexuais que só a desenvolvem quando há uma conexão íntima.
PANSEXUAIS: O P do glossário LGBTQIAPN+ representa a pessoa que tem atração sexual ou romântica por todas as identidades de gênero, inclusive as que não pertencem ao campo convencional do masculino ou feminino.
NÃO BINÁRIE: A letra N é uma adição recente ao glossário LGBTQIAPN+ e representa as pessoas não binárie. O não binárie sente que seu gênero está além ou entre a convencionalidade de homem ou mulher e pode defini-lo com outro nome e de maneira totalmente diferente, englobando um guarda-chuva maior que o da transgeneridade.
Independentemente de todos os nomes e significado atribuído ao glossário LGBTQIAPN+ que você conhecerá mais a fundo, o importante é respeitar a nomenclatura com a qual a pessoa se identifica e como ela se autodenomina.
Fonte: Natura/Blog, com edições da Redação Xapuri. Foto: Divulgação.