Governo premia Adele Benzaken, demitida na gestão Bolsonaro por promover saúde trans

Governo premia Adele Benzaken, demitida na gestão Bolsonaro por promover saúde trans

Em 2019, Adele Benzaken foi exonerada do cargo por publicar a cartilha “Homens Trans: vamos falar sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis?”.

Por Rod Gomes/Foda – Mídia Ninja

Exonerada do Ministério da Saúde durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) por publicar uma cartilha destinada a homens trans, a médica sanitarista Adele Benzaken foi condecorada na quarta-feira (12) com a Ordem Nacional do Mérito Científico pelo governo brasileiro. Junto ao infectologista Marcus Vinícius Lacerda, autor de um estudo que apontou a ineficácia da cloroquina no tratamento contra a covid-19 em 2020, a sanitarista esteve na lista de indicados à honraria em 2021, mas ambos os nomes foram vetados pelo ex-presidente Bolsonaro na época.

Em 2019, Adele Benzaken foi exonerada do cargo de diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV e Hepatites Virais do Ministério da Saúde de Jair Bolsonaro por publicar a cartilha “Homens Trans: vamos falar sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis?”. O documento foi elaborado juntamente ao Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat).

“Ele verbalizou, várias vezes, a questão da cartilha para homens trans, que tinha sido lançada em janeiro e foi amplamente divulgada pela própria assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, através do Blog Saúde”, disse a médica em entrevista ao Brasil de Fato naquele ano. “Entretanto, logo após o início do novo governo, essa cartilha recebeu algumas críticas e mandou-se retirar do ar.”

Durante a solenidade no Palácio do Planalto na quarta (12), ambas as cientistas vetadas por Bolsonaro receberam a honraria pelas mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

“Estamos reunidos aqui hoje para dizermos, em alto e bom som: chega de obscurantismo. Basta de negacionismo. Chega de jogar cientistas às fogueiras”, disse Lula durante a cerimônia.

“Chega de aceitar que cientistas como Adele Benzaken ou Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda tenham suas condecorações revogadas. Adele, porque se preocupou com a saúde dos homens trans. Marcus, porque ousou publicar a verdade: a cloroquina não combate a Covid”, reiterou em uma publicação em suas redes sociais.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 103
REVISTA 104
REVISTA 102
REVISTA 101
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

[instagram-feed]