Pela vida das mulheres, pelo fim do racismo e do machismo
Por Kleytton Morais
Foi bonito de se ver. No 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nossas companheiras do DF e Entorno protagonizaram uma grande manifestação presencial na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em defesa dos direitos das mulheres.
Movidas pelo tema “Pela vida das mulheres, pelo fim do machismo e do racismo, lutamos por comida, emprego, saúde. Bolsonaro e Ibaneis nunca mais!”, nossas companheiras expressaram indignação pela situação de violência enfrentada pelas mulheres brasileiras.
Plural, o movimento uniu feministas, indígenas, negras, brancas, trabalhadoras, desempregadas, periféricas, jovens e idosas, lésbicas, bissexuais e trans, mulheres com deficiências, todas as mulheres que lutam por uma sociedade justa, com educação, emprego e paz.
Zezé Furtado, nossa Secretária de Mulheres no Sindicato dos Bancários assim definiu a manifestação do dia 8:
“Nós nos mobilizamos e marchamos contra todas as violências sofridas pelas mulheres e lutamos por uma participação cada vez maior delas na política, para juntas defendermos as pautas que mais afetam a vidas das pessoas, neste ano tão importante para a democracia.”
No sábado, 5, as mulheres estiveram na Feira Ponta Norte (216 Norte) para uma roda de conversa sobre o papel das mulheres nos espaços de poder, como parlamento, associações, movimentos sociais, partidos e sindicatos.
Andreza Xavier, secretária de Mulheres do PT-DF, e Mirane Costa, presidenta do Sindicato da Embrapa (Sinpaf/Sede), se somaram à celebração, que também contou com a presença de deputadas do PT e mulheres do Coletivo Teia Solidária, da Campanha de Combate à Pobreza Menstrual e do Coletivo Flores pela Democracia.
Longa vida de lutas e de conquistas às mulheres militantes do DF e Entorno!
Kleytton Morais – Presidente do Sindicato dos Bancários Brasília. Membro do Conselho Editorial da Revista Xapuri.
“PELA VIDA DAS MULHERES, PELO FIM DO MACHISMO E DO RACISMO, LUTAMOS POR COMIDA, EMPREGO, SAÚDE E EDUCAÇÃO.
BOLSONARO E IBANEIS NUNCA MAIS!”