Risoto do Cerrado: Com pequi e cachaça, quem resiste?
Eu não sei por aí, mas aqui em Formosa, Goiás, neste inverno faz um frio daqueles que dá vontade de não sair debaixo das cobertas e, ao mesmo tempo, chega aquela “fome de anteontem”. Tempo bom pra apreciar um bom Risoto do Cerrado
Por Lúcia Resende
Esta receita, encontrei no site http://cristalalimentos.com.br, testei aqui em casa e fez um sucesso danado!
Ingredientes
200 gramas de arroz arbóreo
200 gramas de peito de frango
200 gramas de linguiça de porco caipira
200 gramas de polpa de pequi
200 gramas de palmito de guariroba
75 gramas de torresmo
5 pimentas-de-cheiro picadas e sem sementes
50 gramas de pimenta-biquinho
100 gramas de queijo meia cura ralado
125 gramas de manteiga de leite
1 colher de café de açafrão
1 talo de alho-poró
150 ml de cachaça
1 litro de caldo de galinha e legumes.
Salsa e cebolinha verde a gosto
Modo de fazer
Doure o alho-poró na manteiga de leite, depois acrescente o arroz arbóreo. Mexa sempre e coloque, em seguida, a cachaça. Vá mexendo e acrescentando, aos poucos, o caldo de galinha com legumes.
Coloque a polpa de pequi e mais caldo. Vá mexendo. Coloque açafrão, torresmo, pimenta de cheiro, linguiça já frita, peito de frango já grelhado, e continue colocando o caldo de galinha e mexendo sempre.
Acrescente a pimenta biquinho e a guariroba. Mexa e coloque mais um pouco de caldo, salsa e cebolinha. Logo depois, o queijo. Para finalizar, coloque a manteiga de leite e mexa para misturar bem. Sirva quente.
A verdadeira origem da palavra aguardente e pinga
A origem da palavra aguardente nada tem a ver com os maus tratos de escravos e é muito mais antiga do que a produção do destilado de cana no Brasil. Ela é um termo genérico para caracterizar bebidas destiladas, como whisky, rum, gim, Cognac. A palavra teria relação com vuurwater ou acqua ardentes, significando água de fogo. Já a palavra pinga faz referência ao processo de destilação em alambique de cobre, em que o vinho de cana é aquecido na panela e seu vapor é resfriado e condensado lentamente, saindo aos pingos.