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Sintego na luta pelos/as aposentados/as!

Sintego na luta pelos/as aposentados/as!

Por Bia de Lima

Assim como todo/a trabalhador/a tem assegurado seu direito básico de receber o salário em dia, bem como férias e 13° salário, em , convencionou-se que aposentados/as têm direito a paridade, ou seja, eles/as devem receber de forma simultânea aos/as ativos/as.

Na Assembleia Geral da categoria, realizada no dia 1° de abril, foi deflagrada greve para os/as /as da e, para o grupo dos/as aposentados/as, a deliberação foi um acampamento, em frente a sede administrativa do Governo de Goiás, o Palácio Ludovico Teixeira, com o objetivo de sensibilizar a . A luta do pelo salário de dezembro/2018 já chega a mais de três meses.

Os/as aposentados/as exigem a conclusão do pagamento de dezembro/2018, em que não houve paridade, dessa forma, a faixa salarial de inativos/as atingida foi muito inferior à dos/ as ativos/as, além do salário de março/2019, que foi parcelado e só atingiu a faixa salarial de até R$ 4 mil.

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O SINTEGO  sempre   defendeu   o  grupo de aposentados/as, mas nesta greve o comportamento é diferente, pois eles são maioria. “Os/as aposentados/as são muito significativos/as. O governo precisa valorizar quem já participou da construção efetiva da nossa , da educação pública brasileira, e merece total respeito. Deixar os/as aposentados/as sem salário, não respeitar a paridade, foi desumano, um absurdo”, disse a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima.

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Uma nova Assembleia Geral já foi marcada, ocasião em que devem ser avaliados os avanços no período de greve. O SINTEGO segue trabalhando para   que   todos/as   os/as   trabalhadores/as da Educação, independente do vínculo e da aposentadoria, tenham seus direitos garantidos!

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UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

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