Por Maria Meirelles
Hoje, 22 de dezembro, faz 30 anos que mataram Chico Mendes. Extrativista, seringueiro, ambientalista, humanista, pai, amigo, irmão, o acreano Chico foi assassinado por defender um sistema de distribuição de renda justo, por apostar numa política de desenvolvimento sustentável, visando a conservação e uso sustentável da floresta amazônica e a proteção e união das populações que nela vivem.
| CAMISETAS XAPURI |
|
[smartslider3 slider=20]
|
Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência. [button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://www.lojaxapuri.info/produto/camiseta-rir-e-um-ato-de-resistir/”]VISITAR LOJA[/button] |
Passadas três décadas, eles, defensores do capital selvagem e de sistemas não democráticos, continuam nos matando, mas, jamais conseguirão silenciar nossas lutas. Na sexta-feira, 21, João Maria Figueiredo (petista) foi assassinado com sete tiros na cabeça, em Natal (RN). Sua sentença? Defender direitos humanos e fazer parte de um grupo antifascista. Em abril deste ano, a vereadora Marielle Franco (PSOL) e o seu motorista, Anderson Gomes, também foram vítimas daqueles que acham que derramando o nosso sangue serão capazes de calar nossas vozes.
O ex-presidente Lula permanece preso, nem entrevista pode conceder. Sem provas concretas, Lula foi condenado por ter tirado milhares de brasileiros e brasileiras da linha da extrema pobreza, por ter oportunizado sonhos e realizações e apostar em um Brasil mais plural. Enquanto isso, os responsáveis pela morte de Chico, Marielle, Anderson, João Maria e tantos outros companheiros e companheiras, permanecem soltos tramando formas de nos amordaçar.
Mas, não adianta, como bem disse Chico, “nós não tememos a morte, porque se matam um de nós, temos cem, duzentas, trezentas lideranças para tocar o trabalho para a frente. Hoje tem milhares de Chico Mendes e outros companheiros”.
EU RESISTO!
#ChicoMendes30anos #ChicoVive #MarielePresente #LulaLivre
ANOTE: Da página de Maria Meirelles no Facebook.
A seguir, a Carta de Xapuri, lida pela atriz Lucélia Santos no encerramento do Encontro Chico Mendes 30 Anos.





