A EDUCAÇÃO VOLTOU
Por Camilo Santana
Vivemos recentemente tempos muito sombrios, em que o Brasil foi violentamente negligenciado nas suas mais importantes áreas, e a educação, sem dúvida, foi uma das mais atingidas (…).
A educação foi tratada como subproduto, ainda mais na pandemia, quando mais precisou de apoio do governo federal e mais foi esquecida (…).
Mais de 650 mil crianças de até 5 anos de idade abandonaram a escola nos últimos três anos. No mesmo período, cresceu 66% o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler nem escrever na idade certa. A última avaliação feita pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) mostra que apenas uma a cada três crianças é alfabetizada na idade certa. Ou seja, a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças (…).
Vamos imediatamente garantir a qualidade da merenda escolar nas escolas públicas brasileiras. Essa é uma determinação do presidente Lula. E já pedi um levantamento de todas as obras que estão paralisadas, sejam creches, escolas, universidades, campi. Para garantir a retomada imediata dessas obras tão importantes para os jovens e as crianças desse país. Vamos resgatar também a credibilidade do Enem (…).
Encerro [este discurso de posse] com uma frase de Paulo Freire, que inspirou tantas e tantos educadores nesse país: “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, os homens se libertam em comunhão”.
Muito obrigado, e vamos ao trabalho.
COMPROMISSOS DO MINISTRO CAMILO SANTANA COM A EDUCAÇÃO:
COMPROMISSOS DO MINISTRO CAMILO SANTANA COM A EDUCAÇÃO:
- Priorizar a alfabetização na idade certa.
- Garantir mais escolas em tempo integral.
- Recuperar a qualidade da merenda escolar.
- Retomar a construção das creches e escolas que estão paradas pela falta de repasses de recursos pelo governo federal.
- Recuperar a credibilidade do Enem.
- Retomar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para Todos).
- Garantir mais autonomia para as Universidades.
- Investir mais recursos em Ciência e Tecnologia.
- Negociar mais recursos no orçamento nacional para a Educação.
Camilo Santana – Engenheiro agrônomo, professor, Ministro da Educação. Excertos do seu discurso na cerimônia de posse como Ministro de Estado, em 2 de janeiro de 2023, editado por limitações de espaço. Confira o texto na íntegra em: https://www.gov.br/