A Lenda de Santo Antônio Aparecido de Campo Maior
Depois de muita procura, perguntaram ao homem que a tinha trazido se ele havia pego a imagem e ele respondeu que não. Continuaram procurando até que a encontraram de novo no oco da carnaúba onde havia sido encontrada originariamente. Isso se repetiu umas três vezes e toda vez que levavam a imagem para a capelinha, ela voltava para a carnaúba.
Assim, o povo entendeu que o santo estava tentando transmitir uma mensagem. Era naquele lugar que ele queria ser adorado, de modo que o povo da cidade construiu ali, onde estava a palmeira, uma igrejinha, que, com o tempo, passou por várias adaptações até se tornar o que é hoje a Catedral de Santo Antonio, em Campo Maior.Desde esse tempo, há mais de três séculos, todos os anos, os campomaiorenses festejam Santo Antonio, sempre no mês de junho. A festa de Santo Antonio Aparecido é, hoje, a maior festa religiosa do Piauí, recebendo fiéis de várias cidades de nosso estado e do Brasil.
Na abertura dos festejos ocorre sempre uma enorme procissão com grande quantidade de fiéis percorrendo a cidade atrás da imagem de Santo Antônio Aparecido. Mais atrás, vem o mastro da bandeira do santo que ao final da procissão será erguido em frente à catedral, para, ali, ser hasteada a bandeira.
Como Santo Antonio é tido como o santo casamenteiro, os fiéis, principalmente as mulheres, fazem de tudo para tocar no “pau do santo” (no caso, o mastro), pois dizem que quem consegue tocá-lo durante a procissão estará casado até a abertura dos festejos do ano seguinte, de modo que são muitos os casais da cidade que se uniram com a ajuda do santo.
SOBRE O HINO DE SANTO ANTONIO DE CAMPO MAIOR
Fonte: https://luselenedecampomaior.blogspot.com/2009/05/hino-de-santo-antonio.html





