ADRIANA ACCORSI: UMA MULHER DE LUTA
Adriana Accorsi é uma dessas bravas e brilhantes mulheres que ousam quebrar paradigmas colorindo de lilás o mundo machista da política.
Por Zezé Weiss
Advogada, delegada de polícia, duas vezes deputada estadual (2015–2023) e, em 2022, eleita a sexta Deputada Federal mais votada no estado de Goiás (2023–2027), a petista disputa a Prefeitura de Goiânia, nas eleições de 6 de outubro, com chances de vitória, segundo as pesquisas eleitorais.
Candidata a prefeita pela Coligação Pra Cuidar de Goiânia (PT, PCdoB, PV, Rede, PSol, PSB e PMB), tendo como parceiro de chapa o ex-reitor do Instituto Federal de Goiás, Jerônimo Rodrigues, conhecido como Professor Jerônimo (PSB), Adriana propõe-se, segundo ela própria, a levar para a Prefeitura, se eleita, “o jeito petista de governar, voltado para o gentil cuidado com a cidade e a atenção amorosa com as pessoas”.
Defensora intransigente da justiça e da inclusão social, Adriana traz de berço inalienáveis compromissos com a transformação da sociedade e com a democracia. Filha do ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, a Deputada Federal conta que foi do pai, fundador do PT, uma das frases que a motivaram a entrar para a política: “Em nosso país, poucos têm muito e muitos têm muito pouco, não dá pra não fazer nada”.
Militância
Adriana iniciou sua militância no movimento estudantil, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tornou-se especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais, e foi a primeira mulher Delegada Geral da Polícia Civil do estado de Goiás, com grande atuação em defesa das mulheres, crianças e por uma polícia mais humana.
Como Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde permaneceu por mais de oito anos (2003–2011), liderou centenas de investigações, sobretudo em casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens.
Antes de embarcar na carreira parlamentar, em 2013 foi Secretária Municipal de Defesa Social de Goiânia, convidada pelo prefeito Paulo Garcia, do Partido dos Trabalhadores, experiência que a preparou para defender o estímulo à participação popular em seu provável mandato como prefeita, a partir de janeiro de 2025.
Lilás
Vestida de lilás, a cor da mulher, por ela adotada para esta campanha de 2024, Adriana diz que, com tanta dificuldade para a participação das mulheres na política, é importante associar a cor lilás com seu com seu compromisso “na luta por direitos e contra a violência”.
Com relação ao seu plano de Governo, Adriana resume em uma frase: “Goiânia merece educação, beleza, organização, saúde e segurança”. Adriana propõe investimentos para garantir o desenvolvimento da primeira infância. E, para o combate à criminalidade e à violência urbana, recorre à expertise como delegada, a fim de defender uma parceria entre a Polícia Militar e a Polícia Civil de Goiás.
Goiana de Itapuranga, nascida em 17 de março de 1973, militante filiada ao PT desde 1990, Adriana Sauthier Accorsi é mãe de duas meninas, Verônica e Helena, e comparte sua vida com o filósofo e assessor parlamentar Fabio Fazzion.
Como candidata a prefeita, Accorsi traz para a campanha a experiência profissional na vida pública, a habilidade na atuação como parlamentar, a herança política do pai e o exemplo de militância da mãe, Lucide Sauthier, também fundadora do Partido dos Trabalhadores e hoje dirigente do PT no município de Bela Vista de Goiás.
Zezé Weiss – Jornalista. Editora da Revista Xapuri.