BRASIL AVANÇA EM GARANTIR ÁGUA PARA TODOS, DIZ ONU
Brasil está entre os 3 países que mais avançaram em meta de garantir água e saneamento para todos, entre os anos de 2017 e 2020, diz ONU
Por Débora Spitzcovsky/TheGreenestPost
A ONU Água, iniciativa da ONU que, entre outras atividades, monitora os avanços dos países em relação ao atingimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que visa garantir acesso à água potável e ao saneamento básico para todas as pessoas do mundo até 2030, divulgou relatório que aponta as nações que melhor performaram no tema desde 2015, quando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pela ONU.
O Brasil aparece no top 3 do ranking, ao lado de Gana e Cingapura. Segundo o documento, nosso país aumentou em 8 pontos percentuais a qualidade de seus cursos d’água entre os anos de 2017 e 2020, além de construir 900 novas estações de tratamento de águas residuais, aproximando-se cada vez mais da meta de garantir acesso à água potável e ao saneamento básico a toda a sua população.
Os detalhes sobre os projetos implementados serão apresentados ao mundo todo, em julho, durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU, “a fim de informar e inspirar com exemplos reais, concisos e acessíveis outros países do globo a respeito da importância do progresso acelerado do setor“, diz o documento.
Em entrevista à ONU News, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, João Paulo Capobianco, afirmou que o reconhecimento aumenta a responsabilidade do nosso país em contribuir para o desafio global do acesso à água potável e ao saneamento básico e que o governo possui plano de ação que vai investir em políticas públicas que promovam inovação no setor para garantir que, até 2033, 99% dos brasileiros tenham acesso à água e 90% tenham acesso ao saneamento básico.
Assista, abaixo, ao pronunciamento dele sobre o assunto.
Fonte: The Greenest Post . Foto: Unicef/Fani Llaurado/Reprodução ONU News. Este artigo não representa a opinião da Revista e é de responsabilidade do autor.