Buchada

Buchada – Todas as vísceras devem ser muito bem lavadas, esfregadas com limão e temperadas com cebola, coentro, cebolinha, vinagre e sal, o tempero básico de tudo

Por Rachel de Queiroz

Com o estômago, raspado por dentro e bem limpo, faz-se um saco, que se recheia com a tripa, muito bem temperada e raspada miudinho. Essa tripa já deve ter sido esvaziada, virada pelo avesso com o auxílio de uma vara fina e bem lavada.

Todas as vísceras devem ser muito bem lavadas, esfregadas com limão e temperadas com cebola, coentro, cebolinha, vinagre e sal, o tempero básico de tudo.

Do caldo cozido faz-se o pirão escaldado (bem mole), que acompanha as carnes.  O que for cozido, serve-se com pirão; as partes assadas, com arroz e farofa.

Os caprinos (bode castrado) são menos apreciados que o carneiro, mas são mais frequentes no cardápio diário do sertanejo. O bode que os matutos chamam “o come de pobre” é a carne mais acessível de que se dispõe lá.

O roubo de bode é dos mais comuns do sertão, já que não se costuma “asssinar” o caprino com um corte nas orelhas, assim como se faz com as ovelhas.

Nas nossas fazendas não é comum abater-se um boi, salvo nas grandes festanças, como vaquejadas ou alguma comemoração especial.

Rachel de Queiroz – Escritora, em O Não Me Deixes – Suas Histórias e Sua Cozinha, Editora Sicicliano, 2000.

 

 



Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/categoria-produto/revista/”]ASSINE AQUI[/button]