Chico Balanceado
Conheço como Chico Balanceado, mas há quem chame de Manezinho Araújo. Se há algum Francisco ou Manoel nessa história, não sei. Também não sei como e onde surgiu esta sobremesa.
Por Lúcia Resende
Eu aprendi com uma paranaense, mas os gaúchos dizem que é coisa do Rio Grande. Só posso atestar que é simples e muito saborosa e que aqui em casa é um coringa: tem banana sobrando, hora de fazer Chico Balanceado!
Ingredientes
Creme
1 lata de leite condensado
3 latas de leite
3 gemas (reserve as claras para o merengue)
2 colheres de amido de milho (não muito cheias)
Merengue
3 claras
3 colheres de açúcar refinado
1 colher de chá de suco de limão
Doce
6 bananas
1 ½ xícara de açúcar
3 xícaras de água
Modo de Fazer
Caramelize o açúcar, acrescente a água e deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio. Junte as bananas cortadas em rodelas não muito finas, misture e deixe ferver rapidamente. Despeje em uma vasilha de vidro temperado.
Em uma panela, coe as gemas, junte o leite condensado, o leite e o amido de milho. Misture bem e leve ao fogo até cozinhar o creme. Despeje sobre o doce de bananas.
Por último, bata as claras em neve, acrescente aos poucos o limão e o açúcar, sempre batendo, até misturar tudo muito bem. Em seguida, com uma colher, vá colocando o merengue sobre o creme e ajeitando, até preencher toda a superfície. Com a própria colher, vá levantando picos de neve. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Deixe esfriar e leve para gelar.
Obs.: No lugar da banana, pode-se usar outro tipo de fruta, por exemplo abacaxi, morango, pêssego ou outra de sua preferência.
Lúcia Resende – Professora
@mluciares