Como combater as traças da forma ecologicamente correta/
Que surpresa não grata pegar uma roupa no armário e se deparar com elas: as traças. O combate pode ser feito sem o uso de produtos tóxicos, de maneira natural.
Por Vanessa de Oliveira – pensamentoverde
Primeiro, vamos conhecer um pouco mais sobre esse inseto. Existem três tipos de traças: as que danificam roupas, as que preferem papéis e livros, e as que invadem embalagens de comida. Essas últimas se alimentam de amido, açúcares e proteínas.
Nas roupas, as traças buscam resíduos da escamação da pele, fios de cabelo e oleosidade do corpo. Elas vão onde há mais transpiração e contato da pele com a peça de roupa. Por isso, o ponto mais comum dos furinhos na roupa é na área da barriga, em torno do umbigo, onde há contato forte com tecido e, por isso, a transpiração também é grandemartha
Na fase jovem, as traças aparecem como larvas dentro de casulos achatados que ficam grudados em armários e paredes. Quando adultas, viram insetos que medem cerca de 1,3 cm.
Métodos naturais de combate
Um meio eficiente de se livrar das traças é através do extrato de neem. Esse inseticida não faz mal aos mamíferos (incluindo nós, humanos) como os produtos mais convencionais.
O neem é uma árvore do sudeste da Ásia e do subcontinente indiano. Ela tem capacidade para suportar condições extremas de calor e poluição da água, melhora a fertilidade do solo e reabilita terras degradadas. Essa árvore também desempenha um papel importante no controle da erosão do solo, da salinização e prevenção contra os efeitos de inundações.
Para livrar-se das traças, após limpar a casa, aplique o extrato de neem nos ambientes em que elas possam habitar. Apenas tome cuidado para não deixar o neem escapar para lugares que atraiam abelhas, como vasos de plantas, pois é prejudicial à elas.
Outra sugestão ecologicamente correta para combater as traças é o terpeno limoneno, uma substância natural presente em alguns produtos de limpeza mais sustentáveis, no óleo essencial de laranja e de limão, entre outros.
Se utilizado na versão de óleo essencial, a recomendação é pingar três gotas nas gavetas ou em outros compartimentos em que as traças possam se abrigar.
Uma receita caseira também pode auxiliar para afastar esses insetos, feita à base de cola e farinha. A preparação é feita com goma arábica, quatro partes de farinha de trigo, seis partes de açúcar, duas partes de ácido bórico em pó e água para dar liga. Após misturar até formar uma massa homogênea, coloque porções em tampinhas e espalhe nas áreas infestadas.
Outras formas de prevenção
Para prevenir essa visita indesejada nas suas roupas, coloque as peças em locais limpos, arejados e secos. Roupas atacadas podem ser colocadas em sacos plásticos e depois em um freezer por alguns dias. O procedimento mata os ovos e as lagartas infestantes.
Já para as traças de papéis, evite o acúmulo do material, mantendo livros e revistas em lugares adequados e limpos.
Outra dica é manter sempre limpos rodapés e frestas com aspirador de pó, reduzindo a disponibilidade de alimento para esses insetos.