DEMOCRACIA INABALADA
No dia 8 de janeiro, exatamente um ano depois da tentativa de golpe que vandalizou a Esplanada dos Ministérios, depredou os prédios públicos no Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, os Três Poderes da República se reuniram no Congresso Nacional para a realização do ato Democracia Inabalada.
Por Iêda Leal
Em uma cerimônia solene, com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil organizada, o governo brasileiro devolveu, simbolicamente, o patrimônio público depredado no ataque golpista de 8 de janeiro.
Em um sistema governamental, a importância da democracia está intimamente ligada à liberdade, igualdade e participação política de cidadãos e cidadãs que creem na Democracia como fator essencial para a promoção dos Direitos Humanos, a garantia do Estado de Direito e o fomento ao Desenvolvimento Econômico e Social.
O valor da Democracia reside na capacidade de empoderar os cidadãos e as cidadãs, promover a justiça e a igualdade e fornecer uma base política sólida para o funcionamento adequado de uma sociedade.
A despeito de tudo, as instituições brasileiras venceram e a Democracia prevaleceu no Brasil. O início de uma nova era vem com o recomeço de um tempo de desenvolvimento sustentável, paz, oportunidade e justiça para todos, todas e todes.
Golpistas, quem quer que sejam, devem pagar pela irresponsabilidade criminosa de ferir a República. Como disse nosso Presidente Lula: “O exercício da Democracia deve ser diário. Devemos construir a Democracia todos os dias”!
Iêda Leal – Secretária,de Combate ao Racismo da CNTE; Secretária de Comunicação da CUT-GO; Tesoureira do SINTEGO; Coordenadora Nacional do Movimento Negro Brasileiro. Foto de capa: Arquivo pessoal.