Desmatamento do Cerrado em Goiás aumenta quase 70%; veja cidades com mais alertas de destruição
Pesquisa revela dados de fevereiro de 2023 comparado com mesmo período do ano passado. Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado) mostram que Goiás é o terceiro estado do país com maior índice de desmatamento do bioma durante o mês de fevereiro.
Por Gabriella Pinheiro/Portal6
Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado) mostram que Goiás é o terceiro estado do país com maior índice de desmatamento do bioma durante o mês de fevereiro.
Ao todo, conforme o relatório, 10.849 hectares de vegetação nativa foram desmatados no estado somente no mês de fevereiro.
Ao estratificar o dado, levantamento mostra quais cidades mais contribuíram negativamente para esse cenário – contando com o maior número de alertas de desmatamento durante o período.
São eles: Niquelândia com 145 notificações. Logo atrás seguem Ipameri e Crixás com 80 e 55, respectivamente.
Também constam na pesquisa as cidades de Caiapônia (54), Minaçu (47), Sítio d’Abadia (44), Luziânia (43) , Formosa (39) , Água Fria de Goiás (39) e Campinaçu (35).
Os números foram divulgados na quarta-feira (15) por meio do site do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram desmatados 6.421 hectares, o número chega a representar um aumento de 69%.
Na frente de Goiás, aparecem Bahia (BA), com 22.187 hectares desmatados, e Minas Gerais (MG) – responsável pela destruição de 10.007 hectares do bioma.
Autora: Gabriella Pinheiro. Disponível em: Portal6 – Fotos aéreas da queimada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ocorrida no final de 2021. (Valter Campanato/Agência Brasil).