Faxina Geral!
Estava eu chegando ao meu andar, no bloco em que moro, e me dei com duas funcionárias lavando o corredor. “Bom dia” pra lá e pra cá…
Por Antonio Villareal
Mas, como somos amigos, falamos da importância de lavar o corredor. Na conversa, disse: “ — Agora todos estamos valorizando a limpeza, né? A profissão de vocês é a mais importante do bloco. De todos que aqui moram, inclusive eu”. Sorriso em todos nós.
A importância da limpeza em nossas vidas pode ser mensurada ao observar, na história da humanidade, o fato de que encontramos em todas as religiões ritos que lavam e purificam nossos espíritos.
A limpeza varia de acordo com a localização da sujeira, a sujidade. A impureza encontra-se no domicílio, na vizinhança, no trabalho, na natureza e dentro de nossos pensamentos.
E as formas de eliminá-las vão depender do tipo e do tamanho das impurezas. Sabão, detergente, orações entre outras formas de limpar são utilizadas.
Mas, antes de tudo, é preciso ter uma boa estrutura para usar os produtos de limpeza. Por isso, um serviço de assistência e de suporte são essenciais à boa limpeza.
Imagine o serviço de limpeza de um hospital! Muitos protocolos e atenção constantes. Pense num ambiente maior, como uma indústria. Pense na natureza, com seus rios, florestas, flora e fauna. É preciso deixar limpos todos os ambientes em que vivemos.
Precisamos também ter uma especial atenção ao próximo de nós: família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, e aos que estão longe, mas, no mesmo planeta.
É lavando, esfregando, varrendo e tendo atitudes limpas. Lembrem-se de nunca jogar a sujeira debaixo do tapete, assim não resolve o problema da limpeza.
É um problema sério não ter atitude quando encontramos uma sujeira. Nossas atitudes
dependem de uma consciência corajosa, que nos oriente nossa alma a estar sempre
reconhecendo ações negativas. Erros e sujeiras sempre estarão presentes, mas precisamos
estar sempre alertas.
Ter um espírito limpo de impurezas, como, indiferença, ódio, racismo, negacionismo, entre muitas outras sujidades, ajudam-nos a ter segurança e capacidade de limpar. Se procuramos limpeza interior e exterior baseado no amor ao próximo, na sociedade justa, fraterna para todos, nas atitudes positivas, venceremos qualquer pandemia, qualquer injustiça social. Então, a palavra de ordem é limpar! Lavar! Varrer!
Brasília, 18 de julho de 2021
Antonio Villarreal