76 Frases do Memorável Stephen Hawking

76 Frases do Memorável Stephen Hawking –

“Olhe para as estrelas, não para os seus pés.”

Stephen Hawking, o popular  cosmólogo e astrofísico britânico, famoso por sua resiliência física, por suas incríveis descobertas científicas, e por suas opiniões espirituosas sobre assuntos vários, partiu deste nesta quarta-feira, 14 de março, aos 76 anos de idade. Em sua memória, e para homenageá-lo, publicamos aqui algumas de suas melhores frases: 

Steven Hawkins

01. “Eu não tenho nenhuma ideia (de qual seja o meu QI). Pessoas que se vangloriam dos seus QI são perdedores.”

02. “Meu objetivo é simples. Entender completamente o Universo, por que é, como é, e simplesmente seu motivo de existir.”

03. “Minhas expectativas se reduziram a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente”.

04. “Apesar de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre.”

05. “A cruz de minha celebridade é que não posso ir a lugar algum sem ser reconhecido. Não basta colocar óculos escuros e uma peruca. A cadeira de rodas me entrega.”

06. “Minhas expectativas se reduziram a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente.”

07. “Vivo com a perspectiva de uma morte precoce há 49 anos. Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa.”

08. Tratei de levar a vida mais normal possível e de não pensar na minha doença ou lamentar as coisas que não posso fazer, que não são tantas.”

09. “É uma perda de tempo ficar irritado com a minha deficiência. As pessoas não vão ter tempo para você se você está sempre irritado ou reclamando.”

10. . “Ninguém pode resistir à ideia de um gênio aleijado.”

11. “Apesar de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre.”

12. “O Nobel é dado apenas para trabalho teórico que foi confirmado pela observação. É muito, muito difícil observar as coisas em que trabalhei.” 

13. “Olhe para as , não para os seus pés.”

hawking

14. “Não creio que a raça humana possa sobreviver aos próximos 1000 anos, a menos que nos espalhemos pelo espaço.”

15. “Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana.”

16. “Penso que a raça humana não tem futuro senão no espaço.”

17. “Acredito que a vida na está diante de um risco cada vez maior de ser destruída por um desastre, como uma nuclear repentina, um vírus geneticamente criado ou outros perigos.”

18. “Se os extraterrestres nos visitarem, o resultado será muito parecido com o que aconteceu quando Colombo desembarcou na América: não foi uma coisa boa para os nativos americanos.”

19. “Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais.”

20. “, elas são um completo mistério.”

21. “Pessoas que se vangloriam de seu QI são perdedoras.”

22. “Inteligência é a habilidade de se adaptar às mudanças.”

23. “Da próxima vez que alguém reclamar que você cometeu um erro, diga a essa pessoa que talvez isso seja uma boa coisa, porque sem imperfeição nem você nem eu existiríamos.”

22. “Pessoas quietas têm as mentes mais barulhentas.”

24. “Tenho reparado que mesmo aqueles que afirmam que tudo está predestinado e que não podemos mudar nada a respeito disso continuam olhando para os dois lados antes de atravessar a rua.”

25. “Durante milhões de anos, a humanidade viveu exatamente como os . Então aconteceu alguma coisa que desencadeou o poder da nossa imaginação. Nós aprendemos a falar e aprendemos a ouvir.”

26. “Não importa o quão ruim a vida possa ser, há sempre alguma coisa que você pode fazer e ter sucesso. Enquanto há vida, há esperança.”

27. “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento.”

28. “A vida seria trágica se ela não fosse engraçada.”

29. “Desde a aurora da civilização as pessoas não se dão por satisfeitas com a noção de que os eventos são desconectados e inexplicáveis. Sempre ansiamos por compreender a ordem subjacente do mundo.” 

30. ”Se o universo teve um princípio, podemos supor que ele teve um criador. Mas se o universo é completamente autocontido, não tendo fronteira ou beira, ele não tem princípio ou fim: ele seria, simplesmente. Que lugar existe então para um criador?”

Stephen Hawking getty

31. “Perguntar o que existia antes da origem do universo é tão imbecil como perguntar o que há ao norte do Polo Norte.”

32. “A prova de que no futuro não existirão viagens no tempo, é que não estamos sendo visitados pelos viajantes do futuro.”

33. “O que eu fiz foi demonstrar que é possível determinar pelas leis da o modo como o Universo começou. Neste caso, não é necessário apelar a Deus para explicar como começou o Universo. Se isto não prova que Deus não existe, pelo menos prova que Deus não é preciso para nada.”

34. “Se chegarmos a descobrir uma teoria completa, com o tempo esta deveria ser compreensível para todos e não só para os . Então, todo mundo poderia discutir sobre a existência do ser humano e do Universo. Se encontrarmos a resposta para isso, seria o triunfo final da razão humana – para, em seguida, gostaríamos de saber a mente de Deus.” 

36. “Na teoria da relatividade, não existe tempo absoluto único; em vez disso, cada indivíduo tem sua própria medida de tempo, que depende de onde ele se encontra e de como está se movendo.” 

37. “Estamos em risco de nos destruir por conta de nossa cobiça e estupidez. Não podemos permanecer olhando para dentro de nós em um planeta pequeno e crescentemente poluído e superpovoado.”

38. “Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vencerá, porque funciona”.

39. “Um universo em expansão não impede que haja um criador, mas impõe limites sobre quando esse trabalho pode ter sido executado.”

40. “Se chegarmos a descobrir uma teoria completa, com o tempo esta deveria ser compreensível para todos e não só para os cientistas. Então, todo mundo poderia discutir sobre a existência do ser humano e do Universo. Se encontrarmos a resposta para isso, seria o triunfo final da razão humana – para, em seguida, gostaríamos de saber a mente de Deus.”

41. “Encontrar a resposta para isto [a existência do universo]  seria o grande triunfo da razão humana, porque então conheceríamos a mente de Deus.” 

42. “Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o universo e ninguém dirige nossos destinos. Isso me leva ao profundo entendimento de que provavelmente não existe céu e nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande do Universo, e sou muito grato por isso.”

43. Claramente é possível que algo pode se tornar mais inteligente do que seus ancestrais. Nós evoluímos para sermos mais inteligentes do que nossos ancestrais macacos, e Einstein foi mais inteligente do que os pais dele. É a partir dessa linha a qual você se refere que a inteligência artificial se torna melhor que os humanos, de forma que ela possa se melhorar automaticamente, sem a interferência humana. 

44. Se isso acontecer [a inteligência artificial], sofreremos uma explosão de inteligência que resultará nas máquinas sendo mais inteligentes do que nós da mesma forma que somos mais inteligentes que os caracóis.

45. O maior atributo da inteligência artificial não é a malícia, mas a competência. Uma inteligência artificial super inteligente será muito boa em alcançar seus objetivos, e se estes não estiverem alinhados com os nossos, teremos problemas.

46. Você provavelmente não é o tipo de pessoa que odeia formigas e que pisa nelas por maldade, mas se você for responsável por uma hidroelétrica e tiver um formigueiro na região que será inundada, problema das formigas. Não vamos colocar a humanidade na posição dessas formigas. É importante pensar não só na criação da inteligência artificial, mas como fazer um uso benéfico dela.

47. “Então Einstein estava errado quando disse: “Deus não joga dados”. Considerando os buracos negros, sugere não só que Deus não joga dados, mas que às vezes nos confunde jogando-os onde eles não podem ser vistos.”

48. “Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vencerá, porque funciona”.

49. Eu não sou religioso no sentido normal. Eu acredito que o universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido decretadas por Deus, mas Deus não intervém para quebrar as leis.

50. Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade; e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona.

11110921885123

51. Então Einstein estava errado quando disse: “Deus não joga aos dados”. A consideração dos buracos negros sugere não apenas que Deus joga aos dados, como que às vezes nos confunde, jogando-os onde eles não podem ser vistos.
 
52. “Toda a história da Ciência tem sido a percepção gradual de que eventos não acontecem de uma maneira arbitrária, mas que refletem uma ordem básica, que pode ou não ser divinamente inspirada.”
 
53. ”Estas leis [do universo] podem ter sido originalmente decretadas por Deus, mas parece que ele deixou, desde então, que o universo evoluísse de acordo com elas, sem intervir nele.’
 
54. “Considerando o que os buracos negros sugerem, Deus não apenas joga dados, ele às vezes nos confunde jogando-os onde ninguém consegue ver.”
 
55. “Quando nós entendermos a teoria das cordas, saberemos como o universo começou. Isso não terá muito efeito na maneira como vivemos, mas é importante para entender de onde viemos e o que podemos encontrar à medida que exploramos.”
 
56. “Não é bom ficar furioso se você empacou [em uma ideia]. O que eu faço é continuar pensando sobre o problema, mas trabalhando em outra coisa. Às vezes se passam anos antes de encontrar o caminho para seguir em frente. No caso de perda de informação e buracos negros, foram 29 anos.”
 
57. “Creio que conseguiremos entender a origem da estrutura do universo. Aliás, estamos perto de conseguir este objectivo. Na minha opinião, não há nenhum aspecto da realidade fora do alcance da mente humana.”
 
58. “No passado, antes de entendermos a Ciência, era lógico crer que Deus criou o Universo. Mas agora a ciência oferece uma explicação mais convincente. O que quis dizer quando disse que conheceríamos a ´mente de Deus’ era que compreenderíamos tudo aquilo de que Deus seria capaz se existisse. Mas não há nenhum Deus”.
 
59.  “A espacial impulsionou e continuará a impulsionar grandes avanços científicos e tecnológicos. E poderá, de resto, representar um seguro de vida para a espécie humana, ou seja, poderá evitar o desaparecimento da Humanidade graças à colonização de outros planetas”.
 
60. Sou cosmólogo. Estudo o casamento do espaço com o tempo. É uma espécie de religião para ateus inteligentes.” 

11110933461125

61. “Todo efeito inteligente tem em sua consequência também uma causa inteligente.”
 
62. “A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza.”
 
63. “Quando achamos a matemática e a física teórica muito difíceis, voltamo-nos pra o misticismo.”
 
64. “Quando eu estava na escola, eu sempre fui um aluno mediano.  Eu estava em uma sala com alunos muito espertos. Meu dever de casa era sempre bagunçado e minha letra de mão sempre foi uma razão de desespero para os professores.”
 
65. “Para me zoar, alguns amigos meus resolveram me apelidar de Einstein. Quando eu tinha doze anos, um dos meus amigos apostou com outro que eu nunca seria nada na vida. Nunca soube se a aposta foi paga até hoje e muito menos qual lado acha que foi vencedor.”
 
66. “Se você tem uma deficiência provavelmente não é sua culpa, mas ficar culpando o mundo ou esperar dó de alguém não vai te ajudar em nada. Você deve manter um pensamento positivo e aproveitar o máximo de cada situação, se você tem uma problema físico, não pode se permitir ter um problema psicológico também.”
 
67. “A ciência é uma área ótima para pessoas com meu tipo de deficiência porque depende só da sua mente.”
 
68 “Não se pode incentivar os jovens a seguir carreiras científicas com cortes no campo da investigação.”
 
69. “Não há nenhum Deus. Sou ateu”

70. Se você for afortunado a ponto de encontrar amor, lembre-se de que ele está ali e nunca o jogue fora.”

hawking 2

 
71. “Nunca desistam do seu trabalho. O trabalho lhe dá sentido e propósito, e a vida é vazia sem isso.” 
 
72. Deus pode existir, mas a ciência pode explicar o universo sem a necessidade de um criador.
 
73. Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física.

74. O paraíso é um conto de fadas para pessoas com medo do escuro.

75. “O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua.” 

76. “A crença na vida após a morte é um conto de fadas para quem tem medo de morrer.”

11110945738126

 ANOTE AÍ:

`Pesquisa e organização: Zezé Weiss

Não foi possível identificar a autoria das fotos internas.

Ilustração da capa: Daniel Pxeira

hawking 1

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

PHOTO 2021 02 03 15 06 15

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

Capa Lula a verdade 1

 

 

 

 

 
Nenhuma tag para este post.

Deixe seu comentário

UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

PARCERIAS

CONTATO

logo xapuri

REVISTA