Mexeu com Krenak, Mexeu Comigo
Por Altino Machado
MEXEU COM KRENAK, MEXEU COMIGO –– Um “faceamigo” se incomodou com a decisão do Conselho Universitário da Universidade de Brasília (UnB) ao aprovar, por aclamação, a concessão do título de doutor honoris causa ao escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak:
“Sei lá, às vezes parece que falta um pouco de humildade pra esse krenac. Parece meio metidão.”
Respondi:
“Passados 521 anos, a maioria dos descendentes dos colonizadores ainda prefere a servidão dos indígenas. Metidão é você; metidona é toda ascendência branca.”
E o médico PH Valadares completou:
“Parabéns por mais esta necessária intervenção. Neste país essencialmente racista, genocida, euro centrista e senhorial, distorcer conceitos e realidades para perpetuar mentiras, cultivar preconceitos e negar direitos é cabedal daqueles que alimentam, mesmo por inépcia, a luta contra os povos nativos americanos. O estado de ser nobre, de ser belo, de ser sábio e inteligente, de ser impávido, não é uma concessão de quem quer que seja. Se assim fosse, assim não seria.
Caetano Veloso talvez tenha encontrado, no nosso idioma, a mais bela tradução dessa expressão de força, coragem e resistência:
‘E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio’
Viva a todos aqueles que lutam pela verdade e a mantém viva neste mundo.”
O reconhecimento é concedido a personalidades que tenham se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
“O Krenak é um filósofo imprescindível para este momento. Ele acrescenta novas ontologias que transcendem a divisão entre a natureza e o ser humano. Quando destruímos a natureza, destruímos o ser humano. E acrescenta novas epistemologias. A Universidade de Brasília se caracteriza pela abrangência epistemológica, em diversas áreas. Eu destaco as línguas e povos indígenas, o nosso Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas”, afirmou o vice-reitor Enrique Huelva ao site Brasil de Fato.
NOTA DA REDAÇÃO: Nós, da Revista Xapuri, assinamos embaixo de cada palavra escrita no post do Altino Machado. Mexeu com Krenak, mexeu conosco. Viva Ailton Krenak!

Foto Interna: Altino Machado. Capa: Internet.
[smartslider3 slider=43]