O primeiro carro a chegar em Formosa: Ford 1920, Modelo T
Imaginem a euforia da cidade interiorana… o povo todo acompanhando aquele importante prenúncio de modernidade. Conheça como aconteceu o grandioso evento…
Por Alfredo A. Saad
Foi um automóvel idêntico a esse que a sociedade formada por Pedro Chaves, Olympio de Mello Álvares, Olympio Jacyntho e Veridiano de Campos adquiriu em São Paulo “para ser utilizado em passeios à Lagoa Feia”.
O carro, o primeiro a chegar a Formosa, viajou em trem de ferro até Ipameri, então, o ponto final da linha da Estrada de Ferro Goiás. Depois, dirigido pelo chauffeur, sr. Adolph Hertz, percorreu o trajeto Ipameri-Formosa, seguindo pela antiga estrada de carros de bois.
Essa estrada passava pelo divisor de águas do rio São Bartolomeu até Santa Luzia e daí, cortando os rios Bananal e Torto, alcançava Formosa, via Planaltina.
Daí a pouco tempo, apenas um ano depois, esse último trecho converteu-se na estrada de rodagem Formosa-Santa Luzia, após os trabalhos de nivelamento, construção de mata-burros e adaptação realizados.
Além do motorista, chegaram em Formosa, no dia 23 de julho de 1920, viajando no primeiro automóvel, o coronel Evangelino Meirelles (deputado estadual) e o Dr. José Lourenço, advogado morador em Santa Luzia.
Alfredo A. Saad – Professor e Pesquisador, falecido em 2011, em “Álbum de Formosa – um ensaio de história de mentalidades”, originais encontrados entre seus papéis e publicado pela família em 2013.

O Ford 20 – Modelo T – Imagem: Reprodução/Internet






