Outubro Rosa: Realidade Criminosa
Médicos avisam: a mamografia é o mais eficaz exame para detectar o câncer de mama, na fase inicial
Por Marcelo Abreu
Fiz muita matéria sobre isso. Só há um porém: na rede pública, o aparelho está sempre quebrado. Quase sempre. Rotina.
É sempre o mesmo enredo. A mulher descobre um caroço no seio. Corre pra uma consulta na rede pública. Mas, ao chegar, a consulta dela será, com sorte, em três ou quatro meses.
Aí, depois desse tempo todo, o primeiro contato com o médico (mastologista). Ela sente que o caroço já aumentou. Ele também percebe que a coisa não tá boa. Ao ser consultada, a indicação do médico é a mamografia. O aparelho está com defeito. Via crucis.
Ela, pobre, não pode pagar uma clínica particular para realizar o exame. Espera o tal aparelho ser consertado, depois aguarda a vez numa fila sempre quilométrica. E reza para que o tal aparelho, o único, não quebre de novo, enquanto espera na fila. Em um ano, o caroço, que era tão pequeno, tão mínimo, lá no começo, agora se espalhou pelo corpo todo. Metástase.
As mulheres neste país, especialmente as mais pobres, morrem de câncer de mama pelo descaso das autoridades, pelos desmandos, pela corrupção generalizada, pela roubalheira sem limites. E isso é histórico. Realidade de TODOS os governos. De A a Z. O resto é propagada bonita, que JAMAIS corresponderá à realidade. Essa é a única realidade. E é triste. É devastadora. É CRIMINOSA.
<
p id=”js_2sd” class=”_7tae _14f3 _14f5 _5pbw _5vra” style=”text-align: justify;” data-ft=”{"tn":"C"}”>Marcelo Abreu – Jornalista