Para o preconceito contra o Nordeste: #EleNão
Salve o nosso Nordeste!
Preconceito é uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas. Uma opinião, uma ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
Preconceito
O preconceito é um juízo de valor criado sem razão objetiva e que se manifesta por meio da intolerância.
Geralmente ele envolve o rechaço à condição social, nacionalidade, orientação sexual, etnia, maneira de falar ou de se vestir de um indivíduo ou grupo social.
O preconceito surge por meio do julgamento nocivo que se faz sobre as diferenças entre as pessoas. Esse tipo de atitude é muito prejudicial à sociedade, visto que gera desentendimentos, intrigas, ódio, etc.
Definição de Preconceito
Preconceito é um pré-julgamento – literalmente, “pré-conceito” – uma concepção que já existe sem que haja fundamentação científica para tal opinião.
Em outras palavras, o preconceito é criado a partir de crenças e superstições que, por vezes, sustentam o ódio ou repúdio a determinado grupo.
Os indivíduos mais preconceituosos cresceram em contextos onde o preconceito era manifestado por atitudes discriminatórias. Assim, eles carregam determinadas ideologias geradas por uma base irracional.
Preconceito e Discriminação
Sendo o preconceito um tipo de “juízo de valor” concebido sem grande fundamentação, a discriminação é a maneira como ele é manifestado.
O conceito de estereótipo está relacionado com essas atitudes discriminatórias. Trata-se de uma imagem definida que é atribuída às pessoas ou a alguns grupos.
Fonte: Paulo Teixeira Toda Matéria
Nenhuma tag para este post.