Racismo e Preconceito: Crispim Terral denuncia caso de racismo em banco de Salvador
Do Portal Geledés, citando A Tarde
Crispim Terral denunciou nas redes sociais, nesta segunda-feira, 25, um caso de racismo que sofreu em uma agência da Caixa Econômica Federal, no Largo do Relógio de São Pedro, em Salvador.
De acordo com a publicação de Crispim Terral, de 34 anos, o caso aconteceu no dia 19 deste mês. Ele teria ido à agência solicitar um comprovante de pagamento de dois cheques pagos pela Caixa.
Terral relata que o gerente do banco o deixou esperando por mais de quatro horas. “Fui surpreendido mais uma vez pelo senhor Mauro, gerente responsável pela minha conta naquele momento, que me atendeu de forma indiferente enquanto me deixou esperando na sua mesa por quatro horas e quarenta e sete minutos e foi atender outras pessoas em outra mesa”, diz na publicação.
Ainda segundo a denúncia, Crispim informa que foi para a mesa de outro gerente, que teria chamado a guarnição da polícia. Quando os policiais avisaram que ambos teriam que se dirigir à delegacia, foi exigido que Terral fosse algemado.
No vídeo, gravado pela filha mais nova de Crispim, é possível ver um policial imobilizando-o. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) informou que está apurando o caso. O Portal A TARDE tentou contato com a assessoria da Caixa Econômica Federal, mas ainda não teve resposta.
Fonte: https://www.geledes.org.br/crispim-terral-denuncia-caso-de-racismo-em-banco-de-salvador/
INDIGNAÇÃO:
Abaixo, na íntegra, a mensagem postada por Crispim Terral no Facebook:
Crispim Terral está se sentindo surpreso.
Com muita tristeza eu venho por meio deste relato expressar a minha indignação e revolta contra o preconceito racial.
Almir dirigir a Caixa Econômica Federal do relógio de São Pedro na terça-feira no dia 19 do 2 de 2019 para buscar meu direito como cidadão e cliente fui solicitar um suposto comprovante de pagamento de dois cheques pagos pela Caixa Econômica sendo que os dois cheques estão devolvidos por motivos 11,12 (motivo 11: sem fundo, motivo 12: sem fundo pela segunda vez).
Sendo que os mesmos estão em minhas mãos fui também requerer a devolução de R$ 2056,00 (dois mil e cinquenta e seis reais) retirados de minha conta a dois meses e 21 dias indevidamente.
Pela oitava vez, desta vez na companhia de minha filha menor fui surpreendido Mais Uma Vez pelo Sr. Mauro gerente responsável pela minha conta naquele momento que me atendeu de forma indiferente enquanto me deixou esperando na sua mesa por quatro horas e quarenta e sete minutos e foi atender outras pessoas em outra mesa,
Indignado com a situação me dirigir a mesa do gerente general o Sr. João Paulo que da mesma forma e ainda mais ríspida me atendeu com mais indiferença,
Quando Pensei que não poderia piorar foi surpreendido pelo senhor João Paulo com a seguinte fala “se o senhor não se retirar da minha mesa vou chamar uma guarnição” e assim o fez chamou a guarnição, dois policiais me pediram no primeiro momento de forma educada para que pudéssemos nos dirigir juntamente com gerente até a delegacia para prestar esclarecimentos, até aí tudo bem
O problema foi que ao descer ao térreo da agência o gerente o senhor João Paulo falou que só iria à Delegacia se os policiais me algemassem, e que ele “não faz acordos com esse tipo de gente” eu tenho um vídeo desse momento terrível e absurdo, está disponível para vocês verem em pleno século 21 fui tratado de forma ríspida e claramente fui vítima de preconceito racial.
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva
Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI