Serra da Saudade: A menor cidade do Brasil
Por Eduardo Pereira
Distante cerca de 270 quilômetros de Belo Horizonte, com apenas 786 habitantes, Serra da Saudade, localizada na região centro-oeste de Minas Gerais, é, segundo dados do IBGE, a menor cidade do Brasil. Depois dela vem Borá, no estado de São Paulo, com 836 habitantes, e Araguainha, no Mato Grosso, com 956 almas viventes.
A menor cidade do Brasil é um dos oito municípios pertencentes ao circuito conhecido como “Caminhos do Indaiá”, em referência ao Rio Indaiá, que corta a região. Existem, em Serra da Saudade, muitos atrativos turísticos, alguns deles tombados pelo patrimônio histórico.
Um deles é Barra do Funchal, onde bifurcam os rios Funchal e Indaiá. Em alguns trechos do rio é possível fazer canoagem e outros esportes aquáticos, além de pescaria. Outro local tombado pelo patrimônio histórico para visitação é a antiga ponte por onde trafegavam os viajantes que iam trabalhar na construção de Brasília, na década de 1960.
Construídos para abrigar a antiga ferrovia, os túneis desativados encontram-se muito bem conservados, segundo a Prefeitura, principalmente pelo material com que foram construídos, e são verdadeiros monumentos em meio a uma vegetação de cerrado. Não há sinais de degradação ou vandalismo, e isso chama a atenção.
Para quem gosta de fazer trilhas, caminhadas e cavalgadas, ou enduro equestre, há várias estradas e lugares para respirar ar fresco e se exercitar. Também há cachoeiras, vales, mirantes e nascentes, como a “Nascente da Balofa”, outro atrativo na cidade.
Eduardo Pereira – Sociólogo, com informações da Prefeitura Municipal de Serra da Saudade e de matérias publicadas na imprensa nacional.