Pesquisar
Close this search box.
sintego

Sintego em luta contra propostas prejudiciais aos servidores da Educação

Sintego em luta contra propostas prejudiciais aos servidores da Educação – 2019,  já iniciamos o ano lutando contra propostas prejudiciais aos servidores da Educação

sintego

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (SINTEGO) já começa o ano de 2019 dando continuidade à luta que sempre realizou para garantir os direitos dos trabalhadores, especialmente os da Educação.

Infelizmente, o momento atual é de incertezas, pois o novo governador, Ronaldo Caiado (DEM), recém-empossado, chegou ao Governo com práticas velhas e ainda não efetuou o pagamento dos salários de dezembro/18.

A situação econômica do Estado de Goiás está calamitosa, o que não é novidade, já que foram feitos diversos alertas sobre os riscos de isenções fiscais e como isso poderia prejudicar o pagamento dos servidores estaduais.

Como integrante do Fórum em Defesa dos Servidores Públicos do Estado de Goiás, o SINTEGO abriu no dia 3 de janeiro o seu calendário de lutas, participando de uma primeira reunião com Ronaldo Caiado, para a cobrança do pagamento da folha em atraso

Após mais de uma hora e meia de espera, os representantes sindicais foram atendidos pelo governador a portas fechadas e tiveram os celulares recolhidos na entrada da audiência. Foi então que o governador, acompanhado do seu secretariado, anunciou sua proposta de parcelamento do pagamento do salário dos trabalhadores da educação em até oito vezes.

Depois de uma longa conversa, o Fórum foi informado de que o governo anterior não empenhou o pagamento de dezembro/18, o que implica convocação extraordinária da Assembleia Legislativa para aprovar este orçamento. Além disso, segundo a secretária da Fazenda, Cristiane Schmidt, o pagamento integral só poderá ser feito se houver ajuda do Governo Federal.

O SINTEGO é e sempre foi contrário ao parcelamento do salário e vai continuar trabalhando para que isso não ocorra, não prejudique os servidores já tão calejados por terem que cobrar o que é de direito.

A proposta de parcelamento foi categoricamente rejeitada pelo Fórum. Não tem acordo com essa proposta. Não é possível pedir para que os servidores e as servidoras façam mais sacrifícios do que já têm feito.

A nossa preocupação é com o servidor. As categorias estão muito ansiosas em relação a esse pagamento. O Fórum fez questão de dizer ao Ronaldo Caiado que quer uma mesa permanente de diálogo com o governo, para que se discuta não somente a questão salarial, mas também as aposentadorias, o IPASGO e tantos outros pontos que são comuns a todos os sindicatos”, afirmou a presidente do SINTEGO e coordenadora do Fórum, Bia de Lima, no dia da reunião.

Antes mesmo de tomar posse como governador, Ronaldo Caiado já defendia que o pagamento da folha de janeiro/19 fosse efetuado de forma prioritária, o que vai contra o pensamento das entidades, que julgam o pagamento de dezembro uma questão de sobrevivência, e exigem que seja efetuado.

Não concordamos com o parcelamento de salário, nem de dezembro e de nenhum outro mês, mas queremos continuar dialogando para construir uma coisa que possa ser possível para o governo e para o servidor, que é a nossa preocupação. Definitivamente, nossas entidades não deixarão de cobrar os salários atrasados”, completou Bia de Lima.

O SINTEGO, assim como as demais entidades, está aberto ao diálogo e continuará defendendo o pagamento integral dos servidores, assim como a realização de concursos públicos e a organização dos profissionais para que o ano letivo comece sem nenhum professor a menos. O sindicato também manterá a atualização de seus filiados e a da sociedade goiana sobre os próximos passos da negociação por meio de seu site: www.sintego.org.br.

sintego

BiaBia de Lima
Educadora Presidenta do Sintego

Fotos: Acervo Sintego


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 115
REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes