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Cardápio Brasileiríssimo na Posse de Lula

Cardápio Brasileiríssimo na Posse de Lula 

Com pratos assinados por chefes das mais variadas regiões do Brasil, como a casquinha de castanha com farofa de licuri da baiana Nara Amaral e o famoso bolinho de feijoada da carioca Kathia Barbosa, o cardápio do jantar da posse do Lula, na noite do dia 1º de janeiro de 2023, optou por valorizar a diversidade da culinária brasileira.

Por Lúcia Resende

Lá estavam o pudim de tabuleiro de tapioca de Ieda Matos, os churros de tapioca com vatapá de Morena Leite, o acarajé da Casa de Mainha, o arroz de carreteiro com ovo do mato-grossense Paulo Machado, o bolinho de piracuí, de Saulo Jennings e, expressão máxima de brasilidade, o Ho’o xanena xupu (uma espécie moqueca de mandioca com peixe), também conhecido como Aldeia do Bananal, de Kalymaracaya Nogueira, chefe de cozinha pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira.

Quanto aos drinques, o sucesso maior ficou por conta do coquetel de cor azulada, feito com gin tônica e flor de clitória, que leva este nome por sua semelhança com a genitália feminina, assinado por Bela Gil.

Posse Cardapio

Lúcia Resende.

Lúcia Resende – Professora, Conselheira da Revista Xapuri. 

Foto de caparevistamenu

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UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

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