Salve, Oxóssi, divindade de floresta!
Oxóssi é uma divindade da floresta, ele vive em função de guardar as matas. Os seus principais símbolos são: um arco, conhecido como Ofã, e um rabo de boi, Eruexim.
Por Maria Letícia Marques
O caçador Oxóssi é um dos poderosos orixás, filho de Oxalá e Iemanjá. Seu nome é de origem Yorubá e significa “guardião popular”.
Sua lenda mais famosa e pela qual ficou conhecido como Rei do Ketu, diz que com apenas uma flecha ele matou um pássaro chamado Eleyé, que foi enviado por uma feiticeira para destruir seu povo.
Ele possui foco e precisão suficientes para carregar apenas uma flecha consigo. Sempre mirando para acertar, é assim que o orixá protege os seus e a floresta.
Este forte guerreiro de uma flecha só tem uma ligação intrínseca com a natureza, ele mantém o equilíbrio do ecossistema e o protege de pessoas mal intencionadas.
Historicamente, após a invasão dos europeus no continente Africano, muitos filhos de Oxóssi foram retirados forçadamente de sua terra para o Brasil. Infelizmente, um grande número deles não sobreviveu à travessia do Atlântico e à crueldade enfrentada na nova terra.
Em contrapartida, os sacerdotes que conseguiram sobreviver continuaram o culto a Oxóssi em território brasileiro. Essa é uma das razões pela qual o culto a Oxóssi foi praticamente esquecido na África, mas por outro lado, no Brasil ainda é muito valorizado.
Um filho ou filha de Oxóssi tem qualidades poderosas que fazem referência aos trejeitos do caçador implacável. Eles são ágeis, focados, precisos, pacientes e comunicativos.
Oxóssi é visto também como um caçador de Axé, ou seja, de boas vibrações. Resiliência e paciência fazem parte da jornada de um seguidor de Oxóssi. Seu caminho é o do caçador, aquele que tem perseverança em seus objetivos e que não se deixa abater facilmente.
Leia agora uma linda poesia de música, escrita por Roque Ferreira.
“Oxossi é o Rei das matas
Oxóssi, filho de Iemanjá
Divindade do clã de Ogum
É Ibualama, é Inlé
Que Oxum levou pro rio
E nasceu Logunedé!
Sua natureza é da Lua
Na lua Oxóssi é Odé Odé-Odé, Odé-Odé
Rei de Keto Caboclo da mata Odé-Odé
Quinta-feira é seu ossé
Axoxó, feijão preto, camarão, amendoim
Azul e verde, suas cores
Calça branca rendada
Saia curta estampada
Ojá e couraça prateada
Na mão ofá, iluquerê
Okê okê, okê arô, okê
A jurema é a árvore sagrada
Okê arô, Oxóssi, okê okê
Na Bahia é São Jorge
No Rio, São Sebastião
Oxóssi é quem manda
Na banda do meu coração”
Okê Arô Oxóssi! Salve Oxóssi, o Rei das Matas!
Maria Letícia Marques – Colunista voluntária da Revista Xapuri. Este artigo não representa a opinião da Revista e é de responsabilidade da autora. Foto: São Sebastiao e Orixá Oxóssi – Ilustração: Orádia Porciúncula. Guardião Oxóssi.