Para Pedro Cabezas, líder da organização Aliados Internacionales contra la Minería en El Salvador, “esta es una victoria para las comunidades que, durante más de una década, se han organizado implacablemente para mantener a las empresas mineras fuera de sus territorios. La prohibición garantiza la viabilidad ecológica a largo plazo de un país ya considerado uno de los más vulnerables ambientalmente en el mundo.”
Já o deputado Guillermo Mata, da Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional (FMLN), disse lamentar a demora na promulgação dessa lei, que demorou mais de 12 anos para ser votada e aprovada. Segundo Mata, a lei “está bañada con sangre”, uma vez que quatro ambientalistas foram assassinados por defender a proteção dos recursos naturais de El Salvador.
Ao abolir a mineração no país, o Congresso atendeu a um desejo da população que, por meio de várias pesquisas de opinião, de manifestações nas praças, igrejas, academia e grupos organizados da sociedade civil, incluindo várias marchas de manifestantes de todas as localidades do país para El Salvador durante a votação da Lei.
ANOTE AÍ:
Fonte originária desta matéria: elespectador.com Medio Ambiente Tradução, com edições: xapuri.info.
Foto Ilustrativa: observatoriosocial.org.br
POR FAVOR, LEIA TAMBÉM ESTA MENSAGEM DA XAPURI
Somos um veículo de comunicação alternativo e independente. Nosso trabalho consiste em manter um espaço aberto de diálogo e de divulgação para os temas sociais e ambientais que impactam a vida das pessoas no Brasil e no mundo.
Publicamos, mensalmente, a revista Xapuri xapuri.info/revista. Atualizamos, diariamente, este nosso site xapuri.info . Toda matéria da revista ou do site é compartilhada também no Facebook Xapuri Socioambiental. Nossas publicações são visualizadas por cerca de meio milhão de pessoas por mês. Isso não é pouca coisa!
Estamos, é claro, muito felizes com alcance do nosso trabalho. Entretanto, como toda a mídia independente do Brasil neste momento temerário de crise política, econômica, ética, e de valores, a Xapuri luta com dificuldade, mas resiste e segue firme na defesa de uma melhor qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.
NÓS FAZEMOS A XAPURI ACONTECER. MAS SÓ VOCÊ, COM SUA ASSINATURA, PODERÁ NOS AJUDAR A FAZER A XAPURI CONTINUAR ACONTECENDO.
ASSINAR É FÁCIL, BASTA ACESSAR xapuri.info/assine, ou falar conosco pelo e-mail: contato@xapuri.info.
Gratidão!
Zezé Weiss – Editora