Projeto Uxirana é contemplado no Edital Aldir Blanc 2025, na Floresta Nacional do Purus
O Projeto Uxirana, liderado pela artesã Arlete Maciel, foi contemplado pelo Edital Aldir Blanc 2025
Por Juliana Belota/ASCOM Projeto Uxirana
O artesanato caboclo da Floresta Nacional (FloNA) do Purus foi contemplado, ficando em primeiro lugar no Edital de Chamamento Público Nº 13/2024, Edital de Fomento à execução de ações culturais de cultura popular, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e do Ministério da Cultura (MINC), com o Projeto Uxirana: artesanato caboclo. O projeto promoverá capacitação para beneficiamento dos Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM), na Escola de Arte e Saberes Florestais Jardim da Natureza – um museu a céu aberto – localizado na vila Céu do Mapiá/ FloNA do Purus.

Segundo a coordenadora do projeto, Arlete Maciel, o objetivo do projeto é dar continuidade aos processos produtivos na oficina de beneficiamento, na comunidade. “Além do beneficiamento propriamente dito, o projeto traz em seu escopo, ações voltadas a educação não formal, e temas como a educação patrimonial, a conscientização ambiental e o protagonismo juvenil, fortalecendo os processos de inclusão social e em rede”, afirma Arlete Maciel.
O projeto Uxirana organiza-se em torno do plantio, da coleta, do beneficiamento, e da produção do artesanato. A produção é voltada ao artesanato holístico e às linhas de acessórios, utilitários e decorativos. Trata-se de um projeto piloto que incrementa o desenvolvimento da cadeia produtiva da semente, mas também de cipós, pigmentos naturais, e fibras vegetais, o qual interage com o manejo florestal da FloNA, em busca da sustentabilidade.
Ao todo, 20 jovens serão capacitados. O projeto conta com uma equipe de 14 pessoas, entre coordenadores, produtores, designers e artesãos. Fazem parte da equipe do projeto além de jovens protagonistas da comunidade, a mestre artesã, Arlete Maciel, Francesco Maciel, designer oficineiro e coordenador local, especialista em biojoia, a produtora executiva, Bianca Squarisi, a fotógrafa e criadora de conteúdo digital, Maria Celeste da Silva, o aprendiz de mateiro e organizador de eventos, Antônio José Tomás, a designer de biojoia, Karina Henestrosa, a artista cênica e coordenadora de mídia social, Jackeline Monteiro, o artista multimedia e coordenador de mídia audiovisual, Felipe Fernandes, e a jornalista e antropóloga, Juliana Belota.
O objetivo do projeto Uxirana é dar continuidade aos avanços alcançados nos últimos anos, quando a realização de grande parte do beneficiamento dos Produtos Florestais não Madeireiros (PFNM), desde a colheita até o replantio ganhou destaque, na comunidade, no projeto Encantar da Floresta, apoiado pelo Instituto Nova Era.

Segundo a coordenadora geral do projeto, a mestre artesã, Arlete Maciel, a energia elétrica sempre foi um entrave para a realização do beneficiamento dos PFNM, na comunidade. Contudo, com o projeto Encantar da Floresta, chegou a energia e foi devidamente implementada a oficina de beneficiamento, na comunidade Vila Céu do Mapia.
“Conseguimos implementar a instalação da energia elétrica, no fim do projeto Encantar da Floresta. Então, neste momento, como o projeto Uxirana, vamos alavancar o processo do beneficiamento, na comunidade”, diz e acrescenta: “Estamos começando com muitas sementes já colhidas só para serem beneficiadas – toda colheita e replantio já foi feita no Encantar da Floresta. Isto é uma vantagem porque já vamos direto ao produto, o artesanato caboclo – criação e produção do artesanato, o que é importante para cada artesão ter o seu sustento.
“Esta é uma busca do artesão que mora na Floresta Nacional a 30km do rio Purus, na Mesorregião do Sul do Amazonas, entre a Microrregião do Purus e a Microrregião de Boca do Acre, no Município de Pauini, gerar renda para o sustento das famílias, além de trabalhar a consciência ecológica”, destaca Arlete Maciel.
Nessas oficinas, informa: “o aluno não aprende só o beneficiamento, mas aprende o conhecimento sobre o que é a planta, a cadeia ecológica envolvida com ela, quais o animais se alimentam dela e a polinizam, enfim, falamos do bioma, da caracterização das paisagens, do ciclo vital da planta e todo este conhecimento vai se passando de geração em geração, é assim que aumentamos a consciência sobre a preservação da floresta”.
<
p style=”text-align: justify;”>Com a finalidade de valorizar os saberes florestais, através da criação e produção de peças artesanais, participam do projeto, jovens mães de família, a Escola Cruzeiro do Céu, a Escola de Arte e Saberes Florestais Jardim da Natureza, e o grupo que atua do Plano de Manejo da FloNA.





