AS MULHERES DOS BARRANCOS
“Desce barranco, lava a louça; sobe barranco;
Desce barranco, faz o almoço, sobe barranco;
Desce, lava novamente a louça, sobe barranco;
Desce barranco, lava roupa, sobe e
Desce, pega água e sobe.
Mais tarde tem o banho.”
Por Alexandre Cruz Noronha
Penso que os dois maiores símbolos sobre vida são as águas e as mulheres. E aqui na região da Amazônia elas têm uma ligação muito íntima uma com a outra. Cenas comuns à beira das águas e dos igarapés, sentadas ou de cócoras, sempre encontramos mulheres lavando a louça, lavando as roupas, fazendo comida, pegando água, ticando um peixe…
O próprio fotógrafo dessa cena, Paulo Henrique Costa, fala sobre: “essa cena me chamou muito a atenção porque ela me lembrou muito a minha mãe e as minhas irmãs. Minha mãe sempre me relatava que, quando ela era menor, ela carregava a louça assim na cabeça, tal como essa menina tava fazendo, sabe?! Pra mim não existe uma coisa mais Acre do que isso”.
Ao mesmo tempo que é uma cena afetuosa ao fotógrafo e tipicamente amazônida, a imagem também traz consigo uma preocupação que tem se tornado cada vez mais comum: a seca. O Acre tem sofrido a cada ano com os eventos climáticos extremos, como as alagações e as secas.
Percebemos na foto um barranco extenso e o Igarapé Humaitá, em Porto Walter, aparece lá embaixo, já com pouquíssima água. A fotografia foi feita num setembro, um mês em que já estamos nos habituando a saber que será de intensa fumaça, onde o cinza barra o azul do céu e ataca também nossos pulmões; ao mesmo tempo em que as águas dos rios e igarapés, tão abundantes na floresta, tornam-se tão poucas e muitas vezes poluídas.
Os rios e igarapés com menos vida e os barrancos tornando o cotidiano ainda mais dificultoso. Sendo necessário gastar um tanto mais de energia para subir e descer tantas vezes no dia.
<
p style=”text-align: justify;”>Fonte: Redação Varadouro – Texto: Alexandre Cruz Noronha – Editor de Imagens do Varadouro. Foto: Paulo Henrique Costa – Agrônomo (com foco na agroecologia, agricultura orgânica e sistemas de agroflorestal). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Também já trabalhou com comunicação, como apresentador e repórter do programa TV Aqui, no Vale do Juruá, Acre (2012) e coordenador de Comunicação da organização Elas Existem – Mulheres Encarceradas. Confira mais fotografias de Paulo Henrique Costa no Instagram @phcosta_photos.





