Verdades da profissão de professor
Por Paulo Freire
“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores.
Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem ‘águias’ e não apenas ‘galinhas’. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”
Paulo Freire (1921 – 1997) – Educador. Pedagogo. Filósofo. Autor do livro Pedagogia do Oprimido, um método de alfabetização dialético, democrático e popular, voltado tanto para a escolarização quanto para a formação da consciência política, onde o educando se faz sujeito de seu próprio aprendizado. A Lei 12.612, de 13/04/2012, declara o professor Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.
15 DE OUTUBRO:
DIA DO PROFESSOR. DIA DA PROFESSORA.
CELEBREMOS!