Por Lúcia Resende
O povo Tupinambá de Olivença, reconhecido oficialmente como povo indígena pela Funai desde 2001, vive nas proximidades da cidade de Ilhéus, em uma região de Mata Atlântica que se estende da costa marítima da Vila de Olivença até a Serra das Trempes e a Serra do Padeiro, no sul da Bahia.
Embora os Tupinambá de Olivença venham de um longo tempo de contato – a Vila hoje conhecida como Olivença é o local onde, em 1680, foi fundado por missionários de um aldeamento indígena – e se considerem um pouco “caboclos”, os Tupinambá de Olivença são um povo orgulhoso de sua identidade indígena.
Organizado em pequenos grupos familiares, eles mantêm suas tradições culturais ancestrais, incluindo especialidades de sua culinária indígena, que incluem sua própria cachaça, a “giroba” e uma já famosa paçoca de banana-da-terra, que reproduzimos aqui:
INGREDIENTES:
- Banana-da-Terra
- Coco ralado fresco
- Leite de coco fresco
MODO DE FAZER
Descasque e amasse uma boa porção de bananas-da-terra (não muito maduras). Aqueça a massa de banana em fogo baixo, mas sem cozinhar muito. Adicione o coco ralado, mexa bem e vá pingando, aos poucos, o leite do próprio coco. Quando a massa estiver consistente e dando liga, a “paçoca” está pronta. Se por acaso ficar muito massuda, é só acrescentar mais leite de coco. Sirva ao natural, em forminhas individuais.
MODO DE PREPARAR O LEITE DE COCO FRESCO
Bata a parte branca do coco seco com a mesma quantidade de água até alcançar a consistência de um leite branco. Coe em um coador comum. A água que sai é o leite de coco fresco. O que sobrar é o coco ralado, usado na paçoca de banana-da-terra do povo indígena Tupinambá de Olivença.
Lúcia Resende – Professora. Fonte: Cultura Veg.