A demarcação de terras indígenas salva vidas, biodiversidades e a Humanidade.
Estudos apontam que a demarcação de terras indígenas pode diminuir significativamente o Aquecimento Global.
Por Maria Letícia M.
É de conhecimento popular que o mundo está se acabando, sem exageros ou alarmismos midiáticos. A Terra realmente está ruindo aos poucos. É fato para os ateus ou para Cristãos.
Para a ciência, então, a emissão de gases que provoca o efeito estufa é o que mais intensifica o Aquecimento Global, levando a mudanças climáticas que tendem a ficar cada vez mais extremas.
As práticas prejudiciais ao Meio ambiente, em sua maioria vindouras de grandes indústrias e das queimadas na Amazônia, transformam o entorno socioambiental de várias comunidades. Infelizmente, quem está no olho desse furacão são os Povos Indígenas. São eles que tentam proteger essa Terra há séculos e mesmo assim sofrem diversas violências.
Proteger as populações indígenas significa salvar vidas
Além de preservar a natureza, proteger Territórios Indígenas também salvará o Planeta Terra de um eminente abismo climático. De acordo com o estudo realizado pelas ONGs ambientalistas Rights and Resources Initiative, Woods Hole Research Centre and World Resources Institute, demarcar terras indígenas diminui o aquecimento global. Isto se dá pelo fato de quê os indígenas emitem 27 vezes menos dióxido de carbono. O trabalho também ressalva que não considerou todos os territórios indígenas na pesquisa.
O modo de vidas dos povos originários é sustentável e belo. A terra é sua vida e sua cultura. Viver em harmonia com a natureza é um dos ensinamentos que a humanidade deveria aprender com os indígenas. Esse é um dos motivos pelo qual lutar por demarcação de terra é necessário. Se a grande indústria do agronegócio e garimpeiros continuarem em TIs desmatando, rasgando terras, o pesadelo do Aquecimento Global se tornará cada vez pior.
Apesar de parecer óbvio, a luta por demarcações de terras ainda continua e é uma longa disputa de interesses que se estende a décadas. Essa luta também é nossa. É uma reparação histórica com o povo brasileiro, mas principalmente aos indígenas. A vitória em cada demarcação de terra indígena significa vida e esperança para o Brasil. Defender a demarcação de terra é garantir direitos aos povos originários.
Maria Letícia M. – Voluntária. Foto: MNI – Marcha durante o Acampamento Terra Livre 2018. Este artigo não representa a opinião da Revista e é de responsabilidade da autora.