A multiplicidade de interpretação de um texto
Um texto fala para cada época. O mesmo é compreendido de forma muitíssimo diversa por diferentes intérpretes, ou seja, leitores. O verdadeiro texto é aquele que está no intelecto do autor e não na interpretação daquele o qual analisa-o. Quem o interpreta quer saber o que está na mente do autor ou quer compreender o que está escrito? Isto dá uma fusão de horizontes; quem é o autor e o que se quer compreender do texto. Deste passa a ser uma coisa e isto faz com que ele seja entregue às interpretações ao longo da história. Nesta, o texto continua sendo ele mesmo, contudo, a interpretação dele torna-se diversa.
A fusão de interpretação _ entre o que o autor escreveu e o que o leitor pretende captar do texto _ é necessária para fazer uma interpretação sólida da própria obra. O escrito, então, fala por si e pelo leitor. Fala mais ainda por si mesmo. Dizia Lévinas que o dito não se esvai no dizer. O sujeito não escreve só para si, mas para a compreensão de quem vai analisar o que foi proposto.
O autor de uma obra não é a obra. O autor produz o objeto depois que este já esteja no seu intelecto. Primeiramente, a obra está na mente do autor, na sequência é posto na realidade, de forma escrita. É, pois, a formulação do texto.
Na formulação de um escrito se capta duas realidades: uma obra da mente do autor e a mesma transposto da mente do autor para o texto escrito.
Em síntese, o texto não está preso ao autor. Depois de escrito, formulado, ele tem vida plena na história. Desta forma, ao analisar um escrito, o seu contexto deve ser levado em conta. Com efeito, é sempre um choque quando a obra fala algo diferente daquela o qual o leitor captou. Isto porém, não implica um esquecimento daquilo que o escrito diz. Assim, o texto é escrito pelo seu autor. A interpretação deste texto é do intérprete; é daquele que vai deter o escrito ao compreender o que o mesmo escrito descreve. Porque nenhuma obra fica presa àquele que a escreveu.
Padre Joacir S. d’Abadia, Especialista em Docência do Ensino Superior e filósofo autor de 12 livros – joacirsoares@hotmail.com/ WhatsApp 61 9 9931-5433
Fonte: Arquivo Pessoal
[smartslider3 slider=36]
Nenhuma tag para este post.