Procura
Fechar esta caixa de pesquisa.

Ao tramar contra Lula e Dilma, #VazaJato mudou a história do Brasil

Ao tramar contra Lula e Dilma, #VazaJato mudou a história do

Lava Jato tramou contra Lula e Dilma e mudou a história do Brasil

Reportagem da Folha e do Intercept revela métodos ilegais

KENNEDY ALENCAR

É gravíssima a reportagem publicada em 08/08/2019 pela “Folha de S.Paulo” e o “The Intercept Brasil” com o título “Conversas de Lula mantidas sob sigilo pela Lava Jato enfraquecem tese de Moro”.

A reportagem revela que Moro, policiais federais e procuradores da República agiram para interferir no processo político a fim de evitar a nomeação de Lula para a Casa Civil no governo Dilma e contribuíram para radicalizar o ambiente político no país, tramando a queda da então presidente petista do poder.

Leiam a reportagem e os diálogos na íntegra no final deste texto. Procuradores celebram estratégia política e ilegal. Sem humanidade, chamam Lula de “9”, numa referência pejorativa aos nove dedos do presidente, que perdeu um deles em acidente de trabalho. Deixam claro que seguiram orientações de “Russo”, apelido de Moro, que agiu como acusador e não juiz na Lava Jato. Todos demonstram ter ciência de que praticavam ilegalidades e alguns zombam disso no Telegram. Neste episódio, vazaram o que interessava para manipular a opinião publica, criar mobilizações nas ruas contra o governo e envenenar o debate político.

Moro, agentes da PF e procuradores mantiveram em segredo diálogos de Lula com o então vice-presidente Michel Temer na busca de um entendimento para evitar o impeachment. Esconderam também toda a hesitação do petista em aceitar ser ministro da Casa Civil. Quem acompanhou os bastidores de verdade e tinha informação na época sabe que o motivo principal daquela articulação era tentar salvar o governo, não obter foro privilegiado no STF.

Mas a Lava Jato, ciente disso, manipulou a opinião pública e mudou o rumo da história do país para que chegássemos hoje ao governo Bolsonaro. Até agora, muita gente dizia que a Lava Jato contribuiu para o impeachment. Essa reportagem mostra que a Lava Jato atuou para que Dilma fosse derrubada e jogou ilegalmente para prender Lula. Isso não é papel do sistema judicial. É uma forma de grave. Autoridades públicas têm compromisso com a lei que os criminosos não possuem.

Se as ações de Moro, delegados da PF e procuradores da República são um combate legal à corrupção, o país está frito. Está nas mãos de um estado paralelo que persegue inimigos políticos. Ontem foi Lula. Amanhã serão os críticos desses messiânicos que abusaram do seus poderes.

Se o Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público e o Congresso tinham dúvidas de que precisam tomar providências para investigar e punir crimes e abusos de poder das da Lava Jato, a reportagem de hoje elimina qualquer hesitação ou objeção a uma resposta dura da parte de nossas instituições.

Leiam a reportagem. Vejam os diálogos da Lava Jato sobre conversas de Lula. Leiam os resumos de conversas grampeadas de Lula com Temer e aliados.

Tirem suas conclusões se são métodos de um Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal de uma plena ou de uma república de bananas. A lei e o jornalismo devem valer para todos. A Vaza Jato está dando uma contribuição ao combate à corrupção no Brasil. Só não enxerga quem não quer.

Leia os diálogos dos integrantes da Lava Jato sobre a escuta dos telefonemas de Lula:

Uma escuta telefônica autorizada pelo juiz Sergio Moro permitiu que a Lava Jato soubesse em 9 de março de 2016 que a presidente Dilma Rousseff convidara o ex-presidente Luiz Inácio Lula da para um cargo no seu governo. Lula confirmou o convite numa conversa com o ex-ministro Gilberto Carvalho, e o policial na escuta, Rodrigo Prado, avisou os outros investigadores num grupo do Telegram.

 

9.mar.2016

Rodrigo Prado

16:02:49 Ela ofereceu mesmo pra ele
16:03:07 E ele esta pensando
16:03:07 Talvez aceite
16:04:01 Nao só por causa da LJ (Lava Jato)  mas para salvar o Governo dela
16:04:33 Cai isso numa conversa dele com Gilberto Carvalho
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, pediu no mesmo dia ao delegado Igor Romário de Paula, da Polícia Federal, que providenciasse um disco com todos os telefonemas grampeados pela PF. Para eles, estava claro que Lula seria ministro e que isso os obrigaria a tomar uma decisão sobre a investigação em curso.

9.mar.2016

Deltan Dallagnol

19:25:19 Igor consegue pra mim CD ou DVD com todos os áudios do 9 (9 Referência pejorativa a Lula, que perdeu um dedo da mão esquerda quando operário
e a análise dos que tiver? Estou sem nada pra ouvir no carro rsrsrs
Igor Romário de Paula-19:45:20 Sim… amanhã, ok!?
Deltan-19:59:45: Igor

Deltan – 22:00:48:  … o Luciano já mandou um DVD para a Procuradoria… salvo engano está com o Januário (Januário Paludo, procurador)  e o Robinho (Roberson Pozzobon, procurador) […]

Deltan- 22:09:00: Me disseram que não tinha todos os áudios… vou checar […]

Igor- 22:09:37: Veja que se tiver faltando alguma coisa peço para completar e levo para vc Luciano (Luciano Flores, delegado da Polícia Federal)

10.mar.2016

Deltan- 00:20:56: Igor falei com o pessoal e parece que recebemos só os de destaque e não temos os daqueles em volta que podem ser importante para indicar riscos à  e a condução… Consegue os áudios completos e relatórios por favor? […] (Riscos que justificassem a condução coercitiva de Lula para depor no dia 4 de março)

Igor- 21:19:23: O cara vai ser mesmo ministro

Deltan-21:21:06: Januário vem pra cá pra discutirmos o que fazer com o procedimento em sigilo

21:21:14: ele ia te ligar creio agora

Igor-21:26:42: Chego aí em 15 minutos…

Os integrantes da Lava Jato começaram então a discutir com o juiz Sergio Moro o levantamento do sigilo do inquérito e das conversas grampeadas. Para eles, havia uma oportunidade para fazer isso antes que Lula fosse nomeado e o caso fosse transferido de Curitiba para . No dia 15, a PF anexou aos autos da investigação três relatórios e 44 arquivos de áudio com os diálogos que achava mais relevantes.

14.mar.2016

Luciano Flores-19:49:46: Prado e demais colegas da análise: Teríamos condições de apresentar os três relatórios de interceptação amanhã de manhã, com tudo o que tem de relevante nos dois períodos até o momento? (pergunto porque sei que vcs estavam com eles praticamente prontos)

Prado- 20:24:45: Luciano: amanha de manha nao seria possivel. Sao 41 ligacoes no relatorio. Ainda faltam algumas mesmo fazendo mutirao de transcricao. Acho que conseguimos ate o final do dia de amanha.

Luciano-20:25:15: Voces pensam em eprocar isso quando?
Prado-20:26:44: Se for uma emergencia, fechamos o relatorio do jeito que esta, mas muitas ligacoes so estao com resumo. E o Russo pediu expressamente que todas fossem transcritas.
Luciano-20:27:16: Estamos tentando fazer o melhor possivel, porque esse relatorio vai fazer um strike em BSB (Brasília)

Flores-20:28:57: Estamos vendo essa questão da oportunidade… parece que já está confirmada a aceitação dele para Casa Civil

Prado-20:52:10 :Ate o final do dia de amanha fica ruim?

20:52:32: Garato que ele estara pronto pra eprocar ate o final do dia

Carlos Fernando dos Santos Lima – 20:52:47 Acho que a alternativa é fazer uma ft (Força Tarefa) total pra desgravar

20:52:57: Degravar
20:53:11: Final do dia pode ser tarde demais

Prado-20:53:29: Mas precisa sair no DOU (Diário Oficial da União) certo?

Carlos Fernando-20:53:49: Pode sair amanhã eprocar Anexar aos autos no sistema eletrônico de acompanhamento processual, o E-proc Russo (Apelido usado pelos procuradores para se referir ao então juiz Sergio Moro)

Lula aceitou o convite de Dilma na manhã do dia 16 de março, num café da manhã no Palácio da Alvorada. Com a expectativa de que o anúncio fosse feito naquele dia, os integrantes da Lava Jato correram para levantar o sigilo dos autos da investigação, obtendo o aval da Procuradoria-Geral da República para a iniciativa antes de uma reunião com Moro.

16.mar.2016

Carlos Fernando – 07:45:48: Qual a posição de Brasília sobre o assunto que vou tratar com o russo?

Paulo Roberto Galvão-07:47:56: Liga p o deltan p ele explicar. Mas de qq forma tem um café da manhã agora entre o 9 e a presidenta para concluir a discussão

Carlos Fernando-07:51:19 Por isso a urgência.

Paulo- 07:55:42: Se for o caso de soltar, melhor soltar (Levantar o sigilo) logo, hj ainda, de preferência à noite p dar de avisar Janot que está na Suíça e ele dar um esporro em Eugênio. Basicamente isso rs. Mas ligue p Deltan […]

Deltan-08:48:37: Resumo: BSB achou melhor abrir sigilo aí Pelella (Eduardo Pelella, chefe de gabinete de Janot) – Carol (Anna Carolina Resende, procuradora em Brasília)  achava melhor deixar para avaliar na PGR). Antes de se tornar público, queriam poder ligar diretamente para o EA (Eugênio/EA Eugênio Aragão, recém-nomeado ministro da Justiça) e falar

Carlos Fernando-08:56:31: Abrir tudo, pois serão relatórios diversos.

08:59:06 ?

09:02:10 Qual a reação quando soube também da medida? […]

Deltan-09:04:48: Reação foi boa

09:05:10 De concordância com probabilidade de que ele queira melar por questão ideológica e de que ele que se dane Janot (O então procurador-geral da República, Rodrigo Janot)

Confirmada a nomeação de Lula, Moro determinou a interrupção da interceptação dos seus telefones às 11h12. Faltava decidir sobre o levantamento do sigilo da investigação e das conversas grampeadas. Deltan estava em Brasília e procurou o juiz no Telegram.

16.mar.2016

Deltan-12:44:28: A decisão de abrir está mantida mesmo com a nomeacao, confirma?

Sergio Moro-12:58:07: Qual é a posicao do mpf (Ministério Público Federal)?

Deltan-15:27:33: Abrir

Moro ainda não recebera a manifestação do Ministério Público e não tomara sua decisão sobre o sigilo dos autos quando o grampo da PF captou uma conversa de Dilma com Lula sobre seu termo de posse. O policial na escuta logo avisou o grupo no Telegram. Mais tarde, relatou também uma conversa que Lula tivera antes com o vice-presidente Michel Temer.

16.mar.2016

Prado-13:44:48: Senhores: Dilma ligou para LILS (O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva) avisando que enviou uma pessoa para entregar em maos o termo de posse de LILS. Ela diz para ele ficar com esse termo de posse e só usar em “caso de necessidade”…

13:45:26: Estao preocupados se vamos tentar prende-lo antes de publicarem no DOU a nomeacao do Lils

Flores-14:26:31 Prado, transcreve literalmente tudo sem comentários. Faz uma informação em complemento ao relatório de pessoas com foro. Estou voltando pra SR (Superintendência Regional da PF) pra carregar no eproc com áudio […]

Athayde Ribeiro da Costa-14:27:39: já é calro. mais isso demonstra ainda mais o desvio de finalidade da nomeação

Flores-14:29:50: Isso […]

Prado-14:53:26: To zerando

14:53:30: Tem muita ligacao
14:54:46: Falou com Temer (O então vice-presidente Michel Temer)… Lils Disse que ficou muito preocupado com as manifestacoes nas ruas domingo… Porque sao anti-politicas… E que ele precisa unir todos os politicos novamente para recuperarem o lugar deles…

Moro autorizou o levantamento do sigilo da investigação em despacho protocolado no sistema eletrônico da Justiça Federal às 16h19. A Globo News noticiou a decisão às 18h32 e revelou que Dilma fora grampeada. A informação teve impacto imediato num grupo dos procuradores de Curitiba no Telegram.

16.mar.2016

Carlos Fernando-18:40:09 Tá na globo news

Deltan-18:52:42 Ótimo dia rs

Orlando Martello-18:53:19: O q está na globo news? Os áudios?

Athayde-18:53:37: Tudo

Jerusa Viecili-:18:53:40 Isso

Orlando-18:53:59: Eu deus!!! Rs

Athayde-18:54:11: O caiu

Deltan-18:59:54 Caros vamos descer a lenha até terça (Dia previsto para a posse de Lula)

19:00:02: por cautela falei com Pelella e deu ok

 

Embora tivesse dado seu aval para que a força-tarefa trabalhasse desde cedo pelo levantamento do sigilo, o gabinete do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não sabia que Dilma fora grampeada. Janot estava na Europa e o procurador Eduardo Pelella, seu chefe de gabinete, chamou Deltan logo depois da revelação do diálogo com Lula.

16.mar.2016

Eduardo Pelella-19:17:38: Vcs sabiam do áudio da Dilma?

19:17:59: Moro não menciona na decisão. E a gente não falou sobre isso

Deltan -19:22:57 Não

19:23:04 Parece que foi hoje cedo

Pelella-19:23:12: hoje cedo?

Deltan-19:23:13: Os relatórios foram fechados ontem

Pelella-19:23:17 Putz!

Deltan-19:23:22: Ouvi alguém falar que foi hoje cedo

Pelella- 19:23:27: Não estão nos relatórios?

19:23:35 Caralhooo!!!
19:23:38 Vou ler aqui

Deltan-19:23:38: Relatórios são de ontem

19:23:54 Foram revisados hoje antes de juntar
19:23:59 Para não ter nada pessoal
19:24:12 Tudo que sabemos é o que está nos relatórios que te entreguei

Pelella-19:24:20: Putz!

Deltan-19:24:28: Há coisa pessoal que pedimos para ficar de fora ([…] p ex)

19:24:32: E tinha que ficar
19:24:39: O resto tá aí

Pelella-19:24:46: Certo.

Deltan-19:24:47: Fora hoje cedo rsrsrs

Pelella-19:24:55: Pq acabei não falando disso com Janot

19:24:59:Ele vai perguntar

Deltan-19:25:10: Natural

Pelella-19:25:11: Manda pra mim o horário direitinho

Deltan-19:25:16: Ok

19:25:23: Vou atrás disso

Pelella-19:26:12: beleza

Deltan-19:28:50: Foi perto do meio dia Athayde esta conferindo o horario

19:29:08: 16/03 as 13:32

Pelella-19:35:54: Maravilha

Duas horas e meia depois da divulgação da conversa de Lula e Dilma, os procuradores começaram a discutir a legalidade das decisões de Moro e os riscos para a Lava Jato. Como a conversa fora gravada pela PF depois que o juiz mandara interromper a escuta, havia dúvidas sobre o levantamento do sigilo das investigações por Moro e a divulgação do grampo.

16.mar.2016

Orlando- 21:05:53: Estou preocupado com moro! Com a fundamentação da decisão. Vai sobrar representação para ele.

Carlos Fernando-21:06:48: Vai sim. E contra nós. Sabíamos disso.

Orlando-21:09:14 Ele justificou em precedentes stf a abertura dos áudios?

Laura Tessler-21:09:25: Acho que não…já chagaram ao limite da bizarrice…a população está do nosso lado…qualquer tentativa de intimidação irá se voltar contra eles

Carlos Fernando-21:18:01: Coragem… Rsrsrs

Orlando – … 21:19:20: Se acontecer algo com moro renúncia coletiva de MPF, pf e RF […]

Carlos Fernando-21:19:48: Por mim, ok

21:20:07: Adoro renunciar… Rsrsrs

Laura-21:20:28: Renúncia coletiva nada….denúncia é pedido de prisão!!!!

21:21:20: Hahahhahahaha

Carlos Fernando-21:21:21: Laura é xiita.. Rsrsrs […]

Andrey Borges de Mendonça-21:43:40 Pessoal, tem denuncia pronta ai em face do lula?

21:43:40: Eu renuncio tb!!!!! […]

Andrey-21:55:59: Mas juridicamente seria difícil argumentar q continuaria a ter validade apos a suspensao… Pode-se tentar, mas sera dificil […]

Carlos Fernando-21:58:06 O moro recebeu relatório complementar e o incorporou. Nesta altura, filigranas não vão convencer ninguém.

Jerusa-21:58:28: A operadora tinha autorizacao por 15 dias, ou seja ate dia 18/3. A operadora so interromperia antes se fosse comunicada.

Diogo Castor de Mattos: 22:01:21: To com cf

Andrey- 22:01:30: Se foi posterior, eu acredito q stf nao aceitara.A operadora so executa, nao eh parte. Mp e pf eh q sao.

Diogo-22:01:46: Nesta altura do campeonato

Andrey-22:01:48: Mas espero q esteja completamente errado

Antônio Carlos Welter-22:01:58: Se verdade, a autorização judicial cessou. Tendo sido desviado o audio, tem q desconsiderar […]

Carlos Fernando-22:02:48: O Moro aceitou. […]

Roberson Pozzobon-22:04:46: Creio que esse áudio, consolida uma situação de fato, mesmo na hipótese de nao ser formalmente utilizado daqui pra frente […]

Carlos Fernando[…]-22:07:27: E talvez tenhamos que ameaçar renúncia se tentarem escalar.

Paulo-22:08:41: Quem escalar Carlos? […]

Carlos Fernando-22:12:16: O governo. Se tentarem medidas de retaliação, devemos ir para frente da TV e dizer o que acontece. Vamos dizer da guerra subterrânea que enfrentamos e das evidências de tentativas de destruição de reputação de pessoas de bem, como o […]

Paulo-22:16:27: Calma. Se for só representações, a gente aguenta fácil […]

Andrey-22:27:14: Talvez a questao passe pela questao da boa fe na execucao do mandado. Miller levantou isso e ha varios precedentes da suprema corte.

22:27:25: Seria uma otimo precedente pra aplicar

Carlos Fernando-22:28:22: Confirmem então, mas não creio que a questão passe a ser o minuto que o juiz assinou a decisão. […]

Januário Paludo-22:39:17: Quem decide o que vai para os autos e o juiz. Se ele podia interromper também pode mandar juntar aos autos e validar. Filigrana.

Andrey-22:41:20: Januario, desculpe, eu nao vejo assim. Isso esta longe de ser filigrama na minha visao

22:41:40: Se ele suspendeu a interc, juridicamente nada vale dps
22:41:59: Eu espero q vcs estejam certos, mas nao eh tao tranquilo assim

Jerusa- 22:42:05: gente, não precisamos usar esse audio.

Januário-22:42:29: Ok. Vou pensar.

Andrey-22:43:33: Eh q ele eh mto bom ne…por isso seria otimo se conseguissemos.

Deltan-22:43:35: Calma CF (Carlos Fernando)

22:43:47: Por enquanto tá tudo favorável […]

Deltan […] –22:49:16 Andrey No mundo jurídico concordo com Vc, é relevante. Mas a questão jurídica é filigrana dentro do contexto maior que é político. […]

Andrey-22:59:55: Concordo Deltan

23:01:28: Isso tera q ser enfrentado muito em breve no mundo juridico. O estrago porem esta feito. E mto bem feito

Informações de natureza pessoal e mensagens sobre outros assuntos foram suprimidas nos pontos indicados com o sinal […]

A transcrição das mensagens manteve a grafia original dos arquivos obtidos pelo The Intercept Brasil

 
[smartslider3 slider=27]
Nenhuma tag para este post.

Deixe seu comentário

UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

PARCERIAS

CONTATO

logo xapuri

posts relacionados

REVISTA