Bia de Lima: Uma influente da política de Goiás
“Representar os trabalhadores e as trabalhadoras de Goiás é uma tarefa muito difícil, mas disposição não me falta!” (Bia de Lima )
Por Redação/Sintego
Maria Euzébia de Lima, Bia de Lima, deputada estadual pelo PT-Goiás, recém-eleita uma das mulheres mais influentes da política de Goiás, é, também e acima de tudo, Bia de Luta, combativa dirigente sindical, representante dos trabalhadores e das trabalhadoras na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Mulher militante, Bia, essa goiana de Serranópolis, que gosta muito do seu nome porque homenageia suas duas avós, eleita deputada estadual com 24.391 votos, é também presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-Goiás) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).
Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, homenageamos Maria Euzébia de Lima, Bia, Bia de Lima, Bia de Luta, educadora, sindicalista, mãe do Gustavo, fazendeira nas horas vagas, mulher de voz forte, de sorriso aberto, que faz de sua vida exemplo de resistência para todas nós, mulheres goianas.
Bia de Lima – Deputada Estadual, PT-GO. Conselheira da Revista Xapuri. Agraciada com o título de uma das mulheres mais influentes da política de Goiás, iniciativa da Contato Comunicação, em 26 de fevereiro de 2024. Foto de capa: Douglas Schinatto.
Naturalidade: Serranópolis, Goiás
Data de nascimento: 26 de novembro de 1964
Filiação: Ataide Claro de Lima e Branca de Neves Lima
Estado civil: Solteira
Filho: Gustavo Resende Lima
Formação: Pedagoga e Especialista em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
Profissão: Professora, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e deputada estadual.
Base eleitoral: Principalmente Goiânia, Jataí e região, mas obteve votos em 234 dos 246 municípios goianos e irá atender demandas de todo o estado.
Votos em 2022: 24.391 votos (PT)
Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1992.
Trajetória Sempre atuante da militância, na década de 1980 foi presidente do Centro Acadêmico Paulo Freire da Faculdade de Educação da UFG. Foi professora do Campus Avançado de Jataí/UFG de 1994 a 2005.
Iniciou sua vida política na cidade de Jataí, onde foi eleita vereadora por dois mandatos (1997-2001 e 2001-2004), pelo PT. Concorreu às eleições de 2002 e 2010 para o cargo de deputada estadual, mas não foi eleita. Em 2004, concorreu à vice-prefeita de Jataí na chapa de Alcântara de Carvalho Neto.
Foi tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) durante três gestões (2005-2008, 2008-2011 e 2011-2014). Presidiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Goiás nas Gestões (2009-2012 e 2012-2015). Atualmente preside a CUT, em Goiás, Gestão 2019/2023, e o Sintego, Gestão 2021/2025. Continuará em ambas as presidências em concomitância ao seu cargo de deputada estadual, prometendo atender as demandas tanto dos profissionais da Educação quanto de quaisquer trabalhadores do estado de Goiás.
Além disso, Bia de Lima ocupa as funções de membro do Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEE-GO); membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO); membro do Conselho Deliberativo do Ipasgo (CDI-Ipasgo); membro do Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNE/CNTE); membro do Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos de Goiás e vice-presidente do Diretório Estadual do PT.
Fonte: Alego