Clínica Popular: Jovens psicólogos oferecem escuta terapêutica em Laranjeiras, Rio de Janeiro
Por Paulo Assad Via oglobo
RIO – Conhecida pelas rodas de choro e samba, a Praça São Salvador , em Laranjeiras, agora serve também de espaço para uma espécie de clínica popular de atendimento psicológico. Batizado de Praça Terapia , o projeto começou a funcionar há cerca de um mês e foi elaborado por um grupo de seis jovens psicólogos recém-formados. O projeto social funciona todas as quintas-feiras na praça, salvo feriados e dias de chuva, das 17h30m às 20h.
— Falei com eles, e recebi um superapoio. Já tinha vontade de fazer algo assim desde 2018, mas só tive condições de pôr em prática agora. Surgiu uma luz para fazer e eu convidei a galera — conta Camille.
Bruno Augusto, um dos colegas de curso que aceitaram o convite, afirma ter ficado interessado na proposta por ver uma sintonia entre ela e os tempos de hoje:
— Tem uma coisa de estarmos vivendo um período conturbado, algo relacionado ao contexto político e com as novas tecnologias. As pessoas estão se ouvindo pouco, falta contato corpo a corpo. Aqui, podemos oferecer acolhimento.
Atualmente, eles contam com uma média de quatro atendimentos por noite, com pacientes de perfis variados.
— É misturado como a rua é misturada. Atendemos desde pessoas de classe média, que nos viram na internet, quanto pessoas em situação de rua. Esses quase sempre chegam aqui sem saber quem somos, mas como precisam falar e serem escutados, eles se beneficiam do nosso trabalho — diz Augusto.
Fonte: O Globo