Area reserved for the most serious patients at the Cholera Treatment Centre in Minova. Cholera is highly infectious so isolating patients is vital in order to prevent the disease from spreading.
Area reserved for the most serious patients at the Cholera Treatment Centre in Minova. Cholera is highly infectious so isolating patients is vital in order to prevent the disease from spreading.

Doenças negligenciadas afetam 1 bilhão de pessoas no mundo

Por afetarem regiões pobres, doenças tropicais negligenciadas recebem pouco investimento em pesquisa

Por: Maria Fernanda Garcia, do observatorio3setor

Doenças tropicais negligencias (DTNs) são um grupo de doenças recorrentes na África, na Ásia e na América Latina, e atingem, na maioria das vezes, pessoas pobres.

Segundo o relatório ‘Fighting Neglect’ (‘Combatendo a Negligência’, em português), divulgado em 2012 pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), essas doenças afetam cerca de 1 bilhão de pessoas, em 149 países. Crianças representam metade das vítimas.

O estudo foi apresentado pela primeira vez no Brasil durante o 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, e mostra a experiência de 25 anos da MSF no manejo da doença de Chagas, da doença do sono e do calazar.

Essas doenças, juntamente com outras 17, são classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como negligenciadas e causam a morte de cerca de meio milhão de pessoas por ano.

O estudo chama a atenção para a necessidade de mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de novos e efetivos diagnósticos.

Como as populações afetadas não representam um mercado consumidor interessante para a indústria farmacêutica, porque são pobres, não há investimentos em melhorias relacionadas ao tratamento.

A MSF aponta que entre 1975 e 2004 foram criados 1.556 medicamentos, mas apenas 18 para doenças tropicais negligenciadas. A falta de interesse na pesquisa e desenvolvimento de remédios e o isolamento e a dificuldade de acesso por questões de segurança aos locais de surto das doenças deixam 1 bilhão de pessoas afetadas por essas doenças sem esperança.

Atualmente, 20 categorias constam na lista de doenças tropicais negligenciadas produzida pela Organização Mundial de Saúde.

Fonte: https://observatorio3setor.org.br/noticias/doencas-negligenciadas-afetam-1-bilhao-de-pessoas-no-mundo/

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de entidades e movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuriinfo.dream.press/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826.

Camiseta Renato Russo: https://www.xapuriinfo.dream.press/produto/camiseta-renato-russo/