Por afetarem regiões pobres, doenças tropicais negligenciadas recebem pouco investimento em pesquisa
Por: Maria Fernanda Garcia, do observatorio3setor
Doenças tropicais negligencias (DTNs) são um grupo de doenças recorrentes na África, na Ásia e na América Latina, e atingem, na maioria das vezes, pessoas pobres.
Segundo o relatório ‘Fighting Neglect’ (‘Combatendo a Negligência’, em português), divulgado em 2012 pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), essas doenças afetam cerca de 1 bilhão de pessoas, em 149 países. Crianças representam metade das vítimas.
O estudo foi apresentado pela primeira vez no Brasil durante o 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, e mostra a experiência de 25 anos da MSF no manejo da doença de Chagas, da doença do sono e do calazar.
Essas doenças, juntamente com outras 17, são classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como negligenciadas e causam a morte de cerca de meio milhão de pessoas por ano.
O estudo chama a atenção para a necessidade de mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de novos e efetivos diagnósticos.
Como as populações afetadas não representam um mercado consumidor interessante para a indústria farmacêutica, porque são pobres, não há investimentos em melhorias relacionadas ao tratamento.
A MSF aponta que entre 1975 e 2004 foram criados 1.556 medicamentos, mas apenas 18 para doenças tropicais negligenciadas. A falta de interesse na pesquisa e desenvolvimento de remédios e o isolamento e a dificuldade de acesso por questões de segurança aos locais de surto das doenças deixam 1 bilhão de pessoas afetadas por essas doenças sem esperança.
Atualmente, 20 categorias constam na lista de doenças tropicais negligenciadas produzida pela Organização Mundial de Saúde.
ANOTE: Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de entidades e movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuriinfo.dream.press/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826.
Camiseta Renato Russo: https://www.xapuriinfo.dream.press/produto/camiseta-renato-russo/