“Eu Acho é Pouco”: No carnaval de Olinda, Bloco reúne milhares de foliões em homenagem a Lula

“Eu Acho é Pouco” reúne milhares de foliões e homenageia o ex-presidente Lula

Após prisão de Lula e ano turbulento no cenário político brasileiro em 2018, bloco carnavalesco de esquerda desfilou em Olinda e pediu liberdade para o ex-presidente do Brasil

 por Eduarda Esteves
Um mar de gente acompanhou a última aparição do Eu Acho é Pouco nesta terça-feira (5) de Carnaval, no Alto da Sé, em Olinda. Quem passou pelo bloco vermelho e amarelo percebeu a grande quantidade de adereços, camisas e bandeiras pedindo a liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil.

O tom político da agremiação carnavalesca não é novidade. Em 2016, a organização também participou de manifestações contrárias ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e, no ano seguinte, estampou na camisa oficial da agremiação a frase “Fora Temer”. Nas eleições presidenciais de 2018, o grupo aderiu à campanha #EleNão, contra a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PSL), e apoiou a eleição de Fernando Haddad (PT).

Nesta terça, as referências ao Partido dos Trabalhadores e ao Lula foram muitas. Seja nas músicas “Lula Livre”, “Olê, Olê, Olá, Lulaaa”, e até nas manifestações contrárias ao atual presidente Jair Bolsonaro. De acordo com Guilherme Calheiros, um dos organizadores da agremiação, o bloco sempre foi de esquerda e teve um posicionamento político forte.

“Buscamos uma forma leve, criativa e justa refletir e pensar no futuro do nosso país. Todos esses anos a gente continua mantendo a tradição do Carnaval, defendendo a cultura pernambucana, mantendo o frevo e saindo pelas ruas em uma festa democrática como sempre fizemos. A ideia de homenagear Lula partiu do ano turbulento de 2018, desde a sua prisão sem provas e sem fundamentos. O bloco se posiciona naquilo que a gente acha correto e justo”, explicou Guilherme.

O Eu Acho é Pouco foi fundado em 1977, em Pernambuco, a partir da iniciativa de amigos que, além de curtir a folia do Carnaval, acreditavam no poder de mobilização cultural para resistir à ditadura, que na época estava em seu ponto mais crítico.

ANOTE:
Este site é mantido com a venda de camisetas. Ao comprar uma camiseta nossa, você contribui diretamente para a manutenção do nosso site e para o fortalecimento da luta por #LulaLivre
0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 103
REVISTA 104
REVISTA 102
REVISTA 101
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

[instagram-feed]